Laiane Cruz
Moradores do bairro Conceição, em Feira de Santana, estão insatisfeitos com o serviço de transporte público prestado no local. As reclamações são sobre a demora dos ônibus em passar nos pontos, superlotação e tamanho dos veículos.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
De acordo com Lucidalva de Lima Santana, moradora da Rua Maracani, no local só está passando um ônibus da linha Conceição II-Caseb, sendo que antes tinha três.
“A reclamação daqui é a demora. Um ônibus só que leva de uma hora a uma hora e meia pra gente ir na rua e voltar. E durante a semana roda um ônibus grande, mas fim de semana roda um pequeno. Todos os moradores aqui sofrem com isso”, afirmou.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
A moradora Cristiane Assunção reclamou que o bairro Conceição não é visto pelas autoridades. “Aqui só aparecem os candidatos pra pedir voto e nada mais que isso. Aqui tem várias reclamações de buracos, matagal e também tem a questão dos ônibus, que aqui rodavam três ônibus e hoje só roda um. Tem ônibus seis e meia da manhã, depois de duas horas passa outro. De manhã cedo o ônibus fica igual uma sardinha. E a gente ficou sabendo que aqui só vai rodar micro-ônibus e nossa demanda não aceita isso”, relatou.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Outra moradora do bairro, Bruna de Oliveira Teixeira disse que não adianta baixar o aplicativo SIU Mobile, que orienta sobre as linhas do transporte, pois os usuários nunca têm certeza se realmente os ônibus vão passar no horário.
“Às vezes a gente está com criança no colo e não tem condição de pagar um Uber ou Táxi e fica na dependência de um ônibus. Queremos que pelo menos os três que estavam rodando na linha tenha pontualidade, porque todo mundo tem seus compromissos, médico marcado e não sabe se o ônibus vai vir. O micro-ônibus não dá conta. Domingo de manhã pode ser que até dê conta, mas a situação da gente é a semana toda.”
Em resposta às reclamações, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) se pronunciou através de nota, afirmando que os bairros Conceição I, Conceição II e o Caseb não são atendidos por microônibus, mas por ônibus convencionais do tipo Padron (de maior capacidade de passageiros) através das linhas 68 – Conceição II via Caseb e 67 – Conceição I via Santa Bárbara. O órgão disse ainda que a quantidade de linhas atende "satisfatoriamente" a demanda de passageiros na região.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.