Acorda Cidade
Prefeitura de Barreiras, cidade do oeste da Bahia, sinalizou nesta quinta-feira (14) que trabalha na adequação das creches, unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental, para o retorno das atividades letivas presenciais no dia 1° de fevereiro. Segundo o órgão, o objetivo é concluir o ano letivo 2020. Até lá os alunos seguirão em atividades remotas.
De acordo com a prefeitura, a proposta de retorno foi avaliada e aprovada na última reunião do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), que aconteceu na noite de quarta-feira (13). A publicação no Diário Oficial do Município sairá ainda esta semana
Conforme o cronograma, os gestores e educadores terão acesso aos itens de biossegurança e equipamentos de proteção individual, além de material de sinalização e cartilhas. A prefeitura afirma que as equipes responsáveis pela instalação da sinalização horizontal e vertical dos ambientes já estão trabalhando.
Ainda segundo a prefeitura, as unidades de ensino, a partir de segunda-feira (18), receberão máscaras de tecido para a distribuição aos alunos. Outra estratégia de segurança é a testagem dos profissionais de educação que está em andamento, no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida e que será concluída antes do retorno das aulas presenciais.
A decisão é apenas para as escolas municipais. As escolas estaduais e particulares precisam aguardar posicionamento do governo do estado. Atualmente, um decreto proíbe as atividades até 16 de janeiro.
Em novembro do ano ano passado, a Prefeitura de Barreiras já tinha publicado um decreto autorizando a volta das aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino superior.
Confira como vai ser o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais em Barreiras:
– Educação infantil e ensino fundamental iniciarão, conforme planejamento, incluindo as escolas multisseriadas. Os estudantes matriculados em período integral poderão mediante, decisão da gestão e Conselho Escolar, adotar a frequência de 50% dos alunos em cada um dos turnos;
– Já os alunos da Educação Especial retornarão frequentando apenas a Sala de Recursos Multifuncionais e retornando à frequência da sala regular somente quando autorizado pela família;
– As turmas da EJA devem substituir as aulas de sábado por atividades à distância.
Fonte: G1 Bahia