Verão

Gerente da Embasa explica motivo da falta de água em bairros de Feira de Santana

Moradores de diversos bairros entram em contato com o Acorda Cidade para reclamarem da falta de água.

Gabriel Gonçalves

Com a chegada do verão, as altas temperaturas fazem com que o uso da água seja elevado, ocasionando em dificuldades de abastecimento em diversas localidades de Feira de Santana. A gerente da Embasa, Thais Dias, explicou que existe uma variação de pressão na rede de distribuição provocando uma intermitência no abastecimento.

"Ao longo desses anos, fizemos uma série de investimentos no sistema de abastecimento de água, como forma de enfrentar os problemas de abastecimento que acontecem no verão. Existe uma variação de pressão em nossa rede de distribuição provocando em alguns pontos da cidade, principalmente aqueles mais distantes como a zona rural, uma intermitência no abastecimento. Não conseguimos fazer o abastecimento integral da população durante o dia, por isso que em alguns locais o abastecimento se dá no período da noite e reforçamos a importância do proprietário ter um reservatório domiciliar", explicou.

O Programa Acorda Cidade na Rádio Sociedade New FM 102.1 recebe diariamente reclamações de moradores devido a falta de água nos bairros Viveiros, Mangabeira, Papagaio e distrito da Matinha entre outras localidades. De acordo com Thais Dias, a Embasa possui uma rede de monitoramento de pressões podendo antecipar algumas soluções, mas existe a possibilidade da válvula sofrer algum tipo de desregulagem, provocando a falta de abastecimento.

"O nosso sistema dispõe de um instrumento conseguindo identificar pressões na rede durante 24 horas por dia e temos pessoas dedicadas para esse monitoramento como forma de antecipar algumas soluções. Na Matinha, por exemplo, recebemos algumas reclamações e essa região é abastecida através de uma área regulada por um instrumento chamado válvula, essa válvula sofreu uma desregulagem provando a diminuição do fluxo da água, assim como aconteceu no bairro Viveiros", destacou.

Além da falta de abastecimento nos reservatórios residenciais, a população de Feira de Santana também reclama das frequentes obras realizadas pela Embasa. Segundo a gerente, a Embasa tem procurado coibir as falhas de pavimentação junto com a construtora como forma de minimizar os transtornos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"A Embasa tem investido bastante no saneamento, não só na questão de abastecimento de água, mas de esgotamento sanitário. Embora as obras sejam importantes e tragam benefícios para a população, principalmente em relação a saúde pública, elas causam muitos transtornos na sua execução e um desses é a pavimentação, estamos fazendo obras importantes para ampliar o sistema produtor de Feira de Santana ali na região do Tomba, onde vai dobrar a capacidade de produção da cidade. A Embasa tem procurado coibir as falhas de pavimentação junto com a construtora para minimizar essas situações, porque temos um contrato exclusivo de pavimentação de ruas em asfalto e paralelo para que possamos eliminar esses problemas que são deixados pelas construtoras", disse ao Acorda Cidade.

Valor da conta de água

Em 2020, a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou um balanço sobre as principais queixas que chegaram ao órgão, entre elas, estavam as reclamações da população sobre os valores excessivos das contas de água. De acordo com Thais Dias, a Embasa possui um canal exclusivo ao atendimento das reclamações, dando a oportunidade aos clientes de resolverem as situações sem saírem de casa.

"A gente sempre vem trabalhando ao longo dos anos para garantir a melhoria na prestação do serviço e no que se refere ao atendimento do cliente. Acredito que alcançamos bons resultados nesse ano, embora seja o primeiro em número absoluto, mas 662 reclamações representam menos de 0,3% da quantidade de clientes que atendemos. Temos um canal exclusivo ao atendimento das reclamações e neste ano de pandemia, fomos forçados a fechar nossas lojas e não realizar atendimento presencial, apenas pelos canais digitais que está à disposição dos nossos clientes, além do 0800 0555 195 que já funciona há um bom tempo, podendo registrar qualquer tipo de reclamação e solicitação de serviços", enfatizou.

Por conta da pandemia do coronavírus, a Embasa registrou neste ano um grande aumento na inadimplência entre os consumidores. Como forma de garantir a prevenção e os cuidados com o risco de contaminação, foi decidido não fazer a suspensão do fornecimento de água.

"A inadimplência cresceu muito nesse momento de pandemia, mas optamos por não fazer a suspensão do fornecimento de água para garantir que as pessoas tenham acesso à água, mantendo as condições de higiene que são importantíssimas nessas circunstâncias. Então como forma de contribuir sabendo que muitas pessoas iriam passar por certas dificuldades financeiras, a Embasa resolveu não fazer a suspensão do fornecimento de água em caso de atraso no pagamento. Retornamos com a notificação dos débitos e temos uma campanha que será estendida para que as pessoas possam aproveitar a oportunidade do parcelamento e redução do valor da dívida, negociando o pagamento mediante a sua capacidade financeira", finalizou a gerente.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários