Gabriel Gonçalves
Atualizada às 15:41
Após receber as primeiras orientações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) em Feira de Santana, criou um comitê para o enfrentamento contra a covid-19. Durante o período de pandemia, um centro de testagem dentro da própria unidade realizou 517 testes entre pacientes e servidores. Em entrevista ao Acorda Cidade a diretora do HELR, Iraci Leite, informou que 63 amostras tiveram o resultado positivo.
"Esse foi um ano atípico onde ninguém se preparou para essa pandemia e de repente passamos por muitas fases como pânico, medo e aceitação, mas sempre com todos os cuidados. Hoje temos 326 servidores, onde 177 fazem parte do quadro efetivo e 149 do grupo de terceirizados. Por duas vezes até o mês de Dezembro, realizamos 517 amostras, todas encaminhadas para o Lacen, desse total, 59 servidores e 4 pacientes testaram positivo. Estamos finalizando o ano com apenas um caso positivo, um de nossos servidores e que está sendo monitorado em casa durante todo esse período", explicou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Ainda segundo a diretora da unidade, outras medidas de segurança na prevenção contra o coronavírus estão sendo seguidas dentro do Hospital.
"O comitê criado está sendo bastante atuante em todas as atividades e ações que estão sendo desenvolvidas. Nos reunimos durante todo o ano, discutimos todas as normas e seguindo as orientações da Sesab. Em nosso refeitório, criamos barreiras de acrílico e evitando que mais de duas pessoas possam sentar para se alimentar, estamos seguindo também os protocolos pelo Ministério da Saúde, respeitando o distanciamento social e suspendemos as visitas em nossa unidade", finalizou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade