Trânsito seguro

Ciclistas pretendem realizar campanha de educação no trânsito em Feira de Santana

Campanha levará informações sobre direitos e deveres no trânsito.

Gabriel Gonçalves

Devido ao número de acidentes em Feira de Santana, ciclistas da cidade pretendem realizar uma campanha que visa conscientizar a população para a segurança no trânsito. José Neidson Silveira, um dos integrantes do Grupo Junção – um coletivo de grupos de ciclistas – explicou em entrevista ao Acorda Cidade que a categoria já está organizando a campanha, mas salientou que o projeto deve ser feito em parceria com o poder público.

"A gente tem uma ideia de fazer a campanha levando informações não só para os motoristas, mas também para os nossos colegas ciclistas porque ainda erramos bastante no trânsito, informações essas como direitos e deveres de cada um. Precisamos do apoio da SMT nesse sentido de fazer um projeto em conjunto com o município para que o trânsito seja plausível para todo mundo e que não tenhamos mais mortes no trânsito", destacou.

Após o pronunciamento da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) sobre as fiscalizações contra ciclistas que foram suspensas em 2019, José Neidson afirmou que a categoria ficou preocupada e disse que blitz deve ser a favor de todos.

"Nós ficamos preocupados pela questão de dizer 'contra ciclistas', eu acho que blitz deve ser a favor de pedestres, motoristas e ciclistas e não contra ninguém. O Código de Trânsito Brasileiro prevê a campainha, espelho retrovisor, partes refletivas nas laterais, frente e fundo da bicicleta. Algumas modalidades como motonbike, a campainha e retrovisor não são necessários porque já tem uma resolução que permite andar sem esses equipamentos, mas chamamos a atenção das pessoas que façam o uso do capacete, infelizmente o trânsito é violento e qualquer acidente pode vir a ser fatal", ressaltou.

Alguns ciclistas utilizam a faixa de veículos da Avenida Noide Cerqueira como espaço para treinamentos, pois a velocidade não é permitida nas ciclofaixas. Segundo José Neidson, a prefeitura ficou de implantar uma área específica para treinamentos, mas ainda não foi construída.

"A maioria dos ciclistas que transitam na faixa de veículos na Avenida Noide Cerqueira, são desportistas, eles trafegam acima de 30 km/h, o que não é permitido nas ciclofaixas. O poder público disse que iria implantar uma área específica para esse tipo de treinamento, mas ainda não temos e por conta disso, vários ciclistas se arriscam para fazer o treinamento junto aos veículos", finalizou.

Leia também:
Ciclistas reclamam da falta de segurança na Avenida Nóide Cerqueira

Confira outras reportagens sobre cilcismo AQUI.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários