Acorda Cidade
O Cineclube Empoderadas abriu as inscrições para as oficinas de “Cinema negro, aquilombamentos e políticas da coletividade” e a oficina de “WebDocumentários”.
A primeira oficina será aplicada pela professora, curadora e cineasta Luciana Oliveira Vieira e será realizado em formato virtual entre os dias 01 a 04 de dezembro. A oficina de “WebDocumentários” será aplicada pela pesquisadora, fotógrafa e montadora Evanize Essi, também em formato virtual, entre os dias 08 a 11 de dezembro.
Sobre a oficina Cinema negro, aquilombamentos e políticas da coletividade
A presente oficina pretende discutir novos modos de pensar e fazer cinema a partir de experiências de direção coletiva ou não dentro do Cinema Negro. O principal objetivo é provocar reflexões a partir dos novos modos de pensar e fazer cinema, em que pese, sobretudo a escuta e as relações de respeito no set de filmagem, sendo uma equipe em formato hierárquico ou não. Para tanto, partiremos do conceito de Quilombo de Beatriz Nascimento e da Teoria dos cineastas dos autores Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggios e André Rui Graça. Dentro desta perspectiva e através das reflexões sobre o Cinema Negro Contemporâneo discutiremos o lugar da direção atualmente.
Sobre a Oficina de WebDocumentários
Novos formatos de filmar, montar e pensar o Webdocumentário, gênero que tem como plataforma principal de exibição a internet. A oficina pretende através de reflexões de textos teóricos sobre o universo dessa nova linguagem audiovisual e também com exercícios práticos proposto aos participantes conceber dispositivos de criação fílmica e novas narrativas para esse ainda novo campo do audiovisual.
O Cineclube Empoderadas é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
As inscrições seguem até dia 1º de dezembro com vagas limitadas e os formulários podem ser preenchidos nos links abaixo.
Oficina WebDocumentários
Oficina Cinema negro, aquilombamentos e políticas da coletividade