Novembro Negro

VIII Novembro Negro da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande será virtual neste ano

Este ano, o tema do evento é 'Memórias, vivências e resistências da ancestralidade: as águas da Lagoa Grande de São José das Itapororocas'.

Acorda Cidade

Acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2020 o VIII Novembro Negro da Comunidade Quilombola de Lagoa Grande (distrito de Maria Quitéria).

Este ano, o tema do evento é “Memórias, vivências e resistências da ancestralidade: as águas da Lagoa Grande de São José das Itapororocas”. Reavivam-se as lutas em torno da Lagoa Grande, espaço comum tão importante para a comunidade, mas que vem sendo há muitas décadas alvo de cercamentos e agressões.

A força da Comunidade, aliás, se mostra em sua capacidade de reinventar lutas e caminhos e seguir em frente: o evento, que já é parte importante da agenda cultural da de nosso município, desta vez vai acontecer de forma “virtual”, contando para isso com os esforços da Associação Quilombola Comunitária de Maria Quitéria – AQCOMAC e, em especial, a participação da juventude quilombola. Colaboram também com a realização do evento as Escolas Municipais Vasco da Gama, José Tavares Carneiro, Francisco Martins da Silva, Paula de Freitas, o CETENS-UFRB (campus Feira de Santana), o IFBA-campus Feira de Santana e a IEPS-UEFS.

A programação é composta tanto de atividades que poderão ser acompanhadas “ao vivo”, quanto por vídeos, tudo podendo ser acessado através no canal da AQCOMAC no Youtube.

No sábado, dia 21, as atividades acontecerão na comunidade, com os cuidados necessários para a proteção contra a Covid-19. Uma alvorada dará início, logo cedo pela manhã, a um ato político em defesa da lagoa, força viva das comunidades ao seu entorno.

A programação pode ser acompanhada aqui.

Foto: Divulgação

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários