Rachel Pinto
O Hospital de Campanha de Feira de Santana que estava previsto para encerrar as atividades nesta quinta-feira (19), terá seu contrato prorrogado, segundo informações do prefeito Colbert Martins Filho.
Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã de hoje (18), ele relatou que o contrato foi assinado no dia 20 de maio, que a prorrogação já ocorreu por três vezes e continuará assim, com o objetivo de dar suporte clínico e de UTI para pacientes com covid-19.
Colbert ressaltou que o Hospital de Campanha começou a funcionar no dia 4 de junho e que as atividades devem continuar pelo tempo que for necessário.
“Já foi solicitamos a prorrogação para a comissão intergestora tripartite, que é do estado, e já foi solicitada ao Ministério da Saúde em Brasília. Estamos trabalhando com isso antes dessa semana e aqui não fecha, de forma nenhuma. Para ter autorização de funcionamento e os repasses de recursos, já pedimos em Salvador e estamos pedindo em Brasília, diretamente ao ministro. O hospital vai continuar aberto, nem que seja com o pagamento inicial com recursos próprios municipais”, declarou.
Sobre o aumento nos casos de covid-19 nos últimos dias, Colbert frisou que este resultado é fruto dos feriados e aglomeração. Ele destacou a importância das pessoas não se descuidarem, continuarem usando máscara, higienizando sempre as mãos e mantendo o distanciamento social.
Nesta quarta-feira a ocupação do Hospital de Campanha segue com sete pacientes internados na UTI, sendo que a unidade conta com dez destes leitos e há 12 pacientes internados na enfermaria, que tem 35 vagas no total.