Saúde Mental Masculina

Como o câncer de próstata mexe com o psicológico dos homens?

O medo da morte é um dos principais sintomas que permeia quem descobre a existência de um tumor.

Acorda Cidade

Se entre o público feminino o câncer de mama é um dos mais temerosos, entre os homens a preocupação é com a próstata. A glândula, responsável por produzir um fluido seminal que nutre e transporta o esperma, é a principal causa de câncer masculino. Para este ano, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a Bahia tenha 32.580 novos casos da doença, que alertam para um cuidado primordial: a saúde mental de quem é diagnosticado com o câncer.

O medo da morte é um dos principais sintomas que permeia quem descobre a existência de um tumor. A psicóloga do Sistema Hapvida, Marília Rios, destaca que, em geral, pacientes com câncer possuem uma incidência maior de depressão do que a população geral e, no caso dos homens, a sexualidade é um fator de grande preocupação. "O sofrimento do homem portador de câncer de próstata afeta seu bem-estar físico e emocional, assim como a qualidade de vida em geral. Dentro desta esfera, a rede de apoio composta por amigos e familiares deve ser ainda mais fortalecida", aponta.

A especialista destaca que o suporte dado pelas pessoas mais próximas é muito importante para o bem-estar do paciente, pelo fato de ajudar o homem a lidar melhor com os procedimentos e efeitos colaterais do tratamento, além de influenciar no prognóstico positivo da doença. Após a confirmação do diagnóstico, os amigos podem se questionar em como ajudar. Marília comenta algumas atitudes que podem ser utilizadas no processo:

– Evitar trazer histórias e casos conhecidos, ainda que sejam como referências positivas, pois sabemos que cada caso é individual;

– Tente ser positivo na fala, reafirmando que está junto com a pessoa, se fazendo presente e disponível;

– Fale palavras de incentivo e motivação. Elogie e valide sua coragem, demonstrando o quanto admira. Isso faz toda diferença e ajuda na preservação da autoestima;

– Respeite as escolhas do paciente em relação ao tratamento e busque entender suas razões e sua visão sobre a doença.

Ajuda profissional

Além do acolhimento por parte das pessoas do seu círculo, a ajuda profissional é fundamental para que o homem consiga manter um equilíbrio emocional frente à descoberta e tratamento do câncer. "A psicoterapia avaliará as consequências psicológicas a partir da confirmação do diagnóstico, auxiliando o paciente a rever suas crenças e a lidar melhor com algumas situações da vida que, de alguma forma, podem causar a disfunção erétil. Será possível ajudá-lo no processo de autoconhecimento, ressignificando suas vivências, manejando a ansiedade diante de situações frustrantes e trabalhando a autoestima", detalha a psicóloga.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários