Rachel Pinto
Maria Lúcia Lopes dos Santos, moradora do distrito de Bonfim de Feira em Feira de Santana, entrou em contato com a reportagem do Acorda Cidade e pediu ajuda para conseguir o internamento para o filho José Luiz Santos de Oliveira, de 19 anos, que de acordo com ela, sofre com graves problemas mentais.
Ela afirmou que o jovem é dependente de álcool e drogas, faz acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Feira de Santana, mas frequentemente apresenta graves crises psicológicas que preocupam bastante a família.
Foto: Arquivo Pessoal
A mãe relata que em alguns casos é preciso acionar uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender o filho. Ela declara que está desesperada e não sabe mais o que fazer.
“Quando ele surta fica muito agressivo. Quebra tudo, coloca fogo na casa. Já tentou atear fogo nele, em outras pessoas e por várias vezes tentou tirar a própria vida. Eu peço pelo amor de Deus que me ajudem porque eu não sei mais o que fazer e tenho medo que aconteça uma tragédia”, lamentou.
Maria Lúcia informou ao Acorda Cidade que já levou José Luiz ao Hospital Especializado Lopes Rodrigues algumas vezes. Lá ele recebe as medicações e retorna para casa. Ela frisou que já percorreu várias clínicas para conseguir internar o filho, mas não teve sucesso. Segundo ela, estas unidades de saúde só aceitam o paciente, se o mesmo concordar com o internamento e seu filho apresenta resistência.
Foto: Arquivo Pessoal
Ela relatou que tem um processo em andamento na Defensoria Pública para resolver a situação e que aguarda um posicionamento do órgão. Maria Lúcia, disse que não consegue dormir e vive na base do medo. Ela teme que o rapaz prejudique a vida dele e de outras pessoas.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Defensoria Pública e órgão informou que está tomando providências sobre o caso de José Luiz. Maria Lúcia também relatou que após o seu apelo ser veiculado na última quarta-feira (21) no Programa Acorda Cidade, a Defensoria Pública ligou para ela e pediu que providenciasse um novo relatório médico sobre o estado de saúde do filho para anexar ao processo.
Na tarde desta sexta-feira (23), José Luiz teve novamente outro surto psicótico e quebrou toda a residência da família. Ele foi contido pela Polícia Militar (PM) e encaminhado para ser medicado no Hospital Especializado Lopes Rodrigues.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.