Economia

Gasolina terá nova alta de preços na Bahia a partir de hoje

A redução do preço do etanol, que já começa a ser sentida nos estados do Sudeste do País, deverá chegar à Bahia em breve.

Acorda Cidade

A partir deste sábado (16), os postos de combustíveis do Estado irão comprar o produto das distribuidoras por um preço cerca de 0,09 mais caro, aumento que deve ser repassado integralmente ao motorista. Com isso, o preço médio da gasolina, que hoje está cotado em R$ 2,85 na Bahia, deve chegar a um patamar próximo aos R$ 3.

O aumento da gasolina é impulsionado por questões de mercado, com incremento da demanda dos consumidores. O combustível que sai das refinarias está com o mesmo preço desde 2009. Aliado à forte procura pela gasolina, pesa a escassez no mercado do álcool anidro – produto à base de cana-de-açúcar que compõe 25% da gasolina vendida no Brasil.

O procura pela gasolina – que já é o combustível preferido de cerca de 70% dos motoristas baianos – é resultado da forte alta no preço do etanol, que já vinha num patamar alto e  foi reajustado em 8,4% na Bahia nas últimas quatro semanas. Uma tendência que deve se inverter a partir desta semana, quando a produção de etanol vai se intensificar nos principais estados produtores.

De acordo com Sérgio Prado, dirigente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), 90 das cerca de 300 usinas filiadas à entidade já retomaram a produção depois da entressafra.

A redução do preço do etanol, que já começa a ser sentida nos estados do Sudeste do País, deverá chegar à Bahia em breve. “O início da moagem da safra de cana-de-açúcar deverá ter um impacto positivo para que o preço volte para um patamar razoável. Só não podemos precisar quando as boas notícias deverão chegar na Bahia”, pontua José Augusto Costa, do Sindicombustíveis. As informações são do A Tarde.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários