Feira de Santana

Prefeitura de Feira lança livro e videodocumentário sobre Rio Jacuípe

Todo material foi produzido junto com a Secretaria de Comunicação e cerca de três mil exemplares já foram confeccionados.

Gabriel Gonçalves

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (25), o lançamento oficial do livro e videodocumentário "O Rio Jacuípe e as múltiplas faces da Bacia Hidrográfica", produzido pela prefeitura de Feira de Santana e estarão disponíveis na internet em breve.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, este é um sonho realizado pela secretaria que teve início em 2018, quando já era discutido o que poderia se fazer de produções para apresentar a estudantes e toda a comunidade de Feira de Santana.

"Este projeto vem como apresentação para os estudantes, para todas as pessoas e que possa desmitificar alguns dados de publicações que estão totalmente equivocados. Nesse projeto, falamos também sobre os rios que banham Feira de Santana, como Pojuca, Subaé e outros que são praticamente desconhecidos pela população".

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo o secretário, incialmente o projeto tinha apenas o lançamento do livro, mas ao percorrer todo o Rio, foi decidido também realizar um videodocumentário.

"Iríamos fazer apenas o livro, mas como teríamos que percorrer todo o Rio, a gente achou melhor fazer por meio de videodocumentário, como uma produção educativa. Este vídeo e o livro estarão disponíveis no site da Prefeitura e da Semam, para que as pessoas possam ver, possam ler. O livro deverá ser uma leitura obrigatória nas escolas públicas de todos os 38 municípios que o Rio Jacuípe passa", afirmou o secretário em entrevista ao Acorda Cidade.

Presente no lançamento oficial do livro e videodocumentário, o chefe de Educação Ambiental do município, João Dias, explicou que por muitas vezes o setor foi questionado sobre materiais educativos sobre o Rio Jacuípe para que seja usado nas comunidades e instituições educativas.

"Era necessário conhecer o Rio Jacuípe e por isso escrevemos esse livro, abordamos sobre a relação dos municípios com os rios, pontos turísticos, lendas e crenças, não deixamos de falar sobre alguns personagens históricos da Bacia Hidrográfica do Rio Jacuípe ao exemplo de Maria Quitéria, Lucas da Feira, João Durval Carneiro e outros personagens. O objetivo nesse sentido é fazer com que as pessoas aprendam muito sobre o rio e passem a interagir para que haja uma troca, o rio já nos proporciona muitas coisas, agora chegou a vez de darmos a nossa contribuição ao rio."

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo o chefe de Educação Ambiental, para realizar os projetos, foram percorridos 5.200 Km.

"Desde Morrão, uma comunidade indígena que deu origem ao nome de Morro do Chapéu até Conceição da Feira que dá a confluência dos rios Jacuípe e Paraguaçu. Em todo o percurso observamos a degradação que está acontecendo com o Rio Jacuípe, queimadas, contaminação da água de esgoto, mas vimos que com todos estes problemas, o rio ainda persiste".

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Todo material foi produzido junto com a Secretaria de Comunicação e cerca de três mil exemplares já foram confeccionados. Uma nova remessa deverá ser confeccionada para que seja feita a distribuição nas escolas e bibliotecas.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários