Feira de Santana

Aprovados no concurso da Guarda Municipal realizam novo protesto nesta segunda-feira (21)

São 112 candidatos aprovados no concurso aguardam serem nomeados.

Rachel Pinto

Os 112 aprovados no concurso da Guarda Municipal de Feira de Santana, realizaram um novo protesto na manhã desta segunda-feira (21) em frente a Câmara de Vereadores para cobrar a nomeação. Eles fizeram o concurso no ano de 2018, passaram por todas as etapas, inclusive do curso de formação e alegam que até o momento não foram nomeados e que nem a prefeitura nem a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) dão uma resposta sobre o assunto.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Emerson Ângelo um dos aprovados no concurso da Guarda Municipal disse em entrevista ao Acorda Cidade que a prefeitura nomeou apenas 50 aprovados no concurso. Os outros 112 candidatos que também foram aprovados precisaram sair de seus empregos para fazer o curso de formação, a maioria atualmente está desempregada.

“Nós estamos aqui pedindo apenas a nomeação desses 112 pais de família que tiveram que sair dos seus empregos para finalizar esse concurso, fazer o curso de formação no 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar (1ºBEIC). Finalizamos o curso de formação, tivemos que sair dos empregos e não fomos nomeados. A prefeitura nomeou apenas 50 e ficaram 112. Tem um ano e um mês que esses 112 estão aí sem trabalho Alguns já conseguiram retornar ao mercado de trabalho, mas depois veio a pandemia e outros não conseguiram. Nós temos 400 vagas criadas pela Câmara de Vereadores e só temos 188 guardas na ativa. Há um déficit de 212 guardas. Temos cargos vagos e temos aprovados aguardando a nomeação”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Emerson esclareceu que não há nenhum problema quanto o prefeito realizar a nomeação dos 112 aprovados neste período eleitoral porque o concurso foi homologado em novembro do ano passado. Além disso, segundo ele, existe um decreto federal relacionado a pandemia que diz que a Guarda Municipal é de caráter emergencial. Por isso, é possível fazer a nomeação.

“Semana passada estivemos com o secretário de prevenção a violência do município de Feira de Santana e nesse encontro ele pediu um documento explicando a nossa situação e quais eram as nossas reivindicações. A prefeitura tem ciência de tudo isso, a Câmara de Vereadores, o secretário, eles sabem quais são as nossas reivindicações. O que nós estamos precisando e o que estamos pedindo, mas mesmo assim, nós fizemos esse documento e enviamos para o secretário. Até agora não tivemos resposta de ninguém e estamos aqui mais uma vez pedindo e vamos continuar. Estamos pedindo o que temos direito, fizemos o concurso, passamos em todas as etapas, finalizamos o curso de formação, estamos formados com certificado e estamos pedindo apenas a nomeação. São 112 aprovados aguardando a nomeação e mais sete candidatos que entraram com recurso judicialmente”, concluiu.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O secretário de prevenção à violência, Moacir Lima explicou ao Acorda Cidade que na semana passada participou de uma reunião com uma comissão de alguns aprovados no concurso da Guarda Municipal, eles lhe entregaram um documento com as reivindicações e este documento foi encaminhado ao prefeito Colbert Martins.

De acordo com Moacir Lima, os 112 aprovados estão em cadastro de reserva e a demanda atual da prefeitura só precisa de 20 guardas municipais.

“Já encaminhei para o prefeito o documento solicitando mais 20 guardas para atender a nossa demanda nesse momento. Até porque nós vamos perder guardas que vão para outras instituições, vão se aposentar. Eu passei isso para eles, mas eles insistem em fazer essa manifestação que nesse momento eu não vejo necessidade. Estamos conversando sim, a manifestação é livre, eles fazem o que achar que devem, mas eu acho que esse não é o caminho. Eu peguei o concurso em andamento. O que nós recebemos foram 50 guardas, depois mais sete que vieram sob judicie e estamos pleiteando mais 20 novos guardas”, declarou.
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também: 

Aprovados em concurso da Guarda Municipal fazem protesto para cobrar nomeação

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários