Ney Silva
Atualizada ás 16h
Ainda não é o índice ideal, mas a rede estadual de ensino da Bahia apresentou uma melhora e alcançou seu melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na série histórica para o ensino médio, ou seja, desde que esse indicar foi lançado no ano de 2005. A rede saltou de 2,7 em 2017 para 3,2 em 2019. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
O Ideb demonstrou ainda que a rede estadual teve um aumento de 0,5%, ou seja, acima da média nacional, que foi de 0,4%. Representante da Secretaria Estadual de Educação em Feira de Santana, Arivaldo Vieira, que é diretor do Núcleo Territorial de Educação Portal do Sertão – NTE, fala sobre esse resultado.
"As notas melhoraram muito e isso é importante. A Bahia cresceu 18,5% e isso é gratificante, pois o trabalho está surtindo efeito e a tendência é continuar com as mudanças que vem acontecendo no processo de ensino e aprendizado. Estamos vivendo um momento um pouco complicado, mas o NTE-19 mudou, houve uma melhoria, temos que agradecer a parabenizar a todos os estudantes, aos educadores, funcionários, familiares por essa conquista. Tivemos o colégio Estadual Rotary com o maior valor a nível quantitativo, que alcançou 5,3, além de outras escolas com notas muitos boas. A tendência agora é que a gente faça ainda mais”, afirmou.
A rede municipal de educação de Feira de Santana atingiu a meta do Ideb 2019 estabelecida pelo Ministério da Educação. O índice alcançado pelas escolas do ensino fundamental I, anos iniciais do 1º ao 5º ano, foi de 4,8%, o que representa um aumento de 0,4 em relação a avaliação anterior, feita em 2017. Das 206 escolas de Feira que integram a rede municipal, 95 foram submetidas a avaliação, destas, 52% atingiram a meta, o que equivale a 49 escolas. O secretário municipal de educação, Justiniano França, faz também uma avaliação.
“Foi um resultado satisfatório, importante para o município. Sabemos que temos que melhorar muito mais, agora a equipe da educação vai estar trabalhando para avaliar cada questão de cada índice para que a gente possa buscar melhorias. isso que vimos agora dá a dimensão do trabalho que é executado por toda equipe da secretaria e também com nosso corpo de docentes que faz um trabalho para cada vez mais termos um ensino de qualidade”, destacou.
Justiniano explicou que a avaliação do Inep leva em consideração um conjunto de fatores, como o resultado das avaliações do ensino, aprovação e reprovação, índices de abandono, a qualidade da escola, entre outros.
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