Acorda Cidade
A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, estará realizando na próxima sexta-feira (18), mais uma “Conversa de Pretos”, dentro do Projeto Lives Moviafro. Este projeto foi idealizado pela associação diante do quadro de pandemia mundial onde muitas entidades culturais precisaram se reinventar para continuarem atuantes devido ao Covid-19. O quadro Conversa de Pretos é realizado semanalmente no perfil do instagram da Moviafro e sempre com convidados especiais debatendo assuntos relacionados à população afrodescendente.
Na edição da próxima sexta-feira às 19h, o convidado será o ator, dramaturgo, escritor, apresentador de televisão e diretor. Ancora dos Programas Conexão Bahia e Conversa Preta, ambos da Rede Bahia/Globo. Aldri Anunciação, que também é bacharel em Teorias Teatrais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro é também detentor de vários títulos e prêmios, dos quais podemos destacar o Prêmio Braskem de Melhor Texto (2011), Prêmio Jabuti de Literatura (2013), e a Comenda do Mérito Cultural do Governo do Estado da Bahia (2014). Para Val Conceição, que está Coordenador Geral da Moviafro, o Protagonismo Negro tem sido um dos assuntos mais falados ultimamente e vários estudos exploram esse protagonismo no pós abolição da escravatura e para debater esse assunto, ninguém melhor que Aldri, pois na nossa opinião é sem duvidas um dos maiores expoentes do Protagonismo Negro Nacional.
Programa Papo de Axé
Seguindo a mesma linha de fortalecimento, a Moviafro realiza também através de lives no Instagram, o Programa Papo de Axé, todas as segundas feiras no mesmo horário, ás 19:00 horas, representantes do Candomblé e da Umbanda são convidados para debaterem o “Porquê as religiões afro-brasileiras, são os principais alvos da Intolerância Religiosa”. Esse é um tema fixo e já debateram conosco sacerdotisas e autoridades da religião com bastante conhecimento a exemplo de Mãe Graça de Nanã, Mãe Jaciara de Oxum, Makota Juciara Alves, Mãe Geovanna de Yemanjá e Mãe Ligia de Bará, além das Ekedes Janda Mawusi e Patricia Pinheiro. Porém, esse programa foi criado também para dar voz e vez a Abians (Iniciantes) e simpatizantes dessa rica, acolhedora e pacificadora religião. Acrescenta Val.
Para quem ainda não segue o perfil da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana no Instagram, Val Conceição faz o convite para que comecem a seguir e assim passarem a acompanhar todas as atividades que são desenvolvidas por esta entidade que tem um calendário próprio de ações afirmativas e que dignifica toda a luta dos ancestrais por igualdade, liberdade e inclusão.