Acorda Cidade
A campanha contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro em todo o país. Nesta etapa, o objetivo é imunizar pessoas entre 20 e 49 anos. Os adultos que tenham o esquema vacinal completo contra a doença, comprovado no cartão de vacinação, também deverão receber outra dose da vacina tríplice viral.
Para ser imunizado é necessário se dirigir a uma unidade de saúde portando documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. "A ausência desses documentos não impede a vacinação", ressalta a enfermeira coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Neves.
De acordo com a coordenadora, para controlar a doença por meio da imunidade coletiva, estima-se que 95% da população deve estar imunizada, já que o sarampo está entre as infecções com maior capacidade de transmissão. Mais de 45 mil doses já foram distribuídas nas unidades de saúde para uso exclusivo da campanha.
A campanha de vacinação tem o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, sendo também um passo fundamental para eliminação do vírus do no Brasil.