Acorda Cidade
No Relatório sobre Vigilância no Consumo de Antibióticos (2016-2018), a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra os dados de consumo deste medicamento por país – 65 nações cooperaram com as informações do relatório, dentre elas o Brasil. O país está em 17º lugar em consumo, com uma média de 22 doses por cada mil habitantes, sendo o líder nas três Américas (Central, Norte e Sul) e superando o continente europeu, que tem um consumo de 18 doses diárias.
Alertando para o risco do alto consumo de antibióticos, a diretora do Departamento de Medicamentos Essenciais e Produtos de Saúde da OMS, Suzanne Hill, afirmou que: “o uso excessivo e inadequado de antibióticos é a principal causa de resistência antimicrobiana. Sem antibióticos eficazes e outros antimicrobianos, perderemos nossa capacidade de tratar infecções comuns, como a pneumonia”.
O boletim Fiocruz no Ar conversou com a nutricionista Roberta Ostermann, da Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina, que explica quais alimentos podem dificultar a absorção dos antibióticos no organismo e o que o uso abusivo pode acarretar, com a perda de vitaminas e sais minerais.
Fiocruz