Covid-19

Influência do toque de recolher é relativa e não aumentou o índice de isolamento social, avalia prefeito de Feira de Santana

O município não atinge índices maiores que 52,4% desde que o monitoramento de isolamento social passou a ser feito.

Andrea Trindade

Com exceção de domingo (19), quando o índice de isolamento social atingiu 52,4%, os demais dias de toque de recolher em Feira de Santana foram abaixo de 47%, quando o ideal é partir de 70%. Com o comércio aberto ou fechado e com ou sem restrição de circulação à noite, o município não atinge índices maiores que 52,4% desde que o monitoramento passou a ser feito. A movimentação de pessoas durante o dia é muito grande. 

O serviço que mede o índice de isolamento social é executado a partir de dados fornecidos pelas  operadoras de telefonia celular Claro, TIM, Oi e Vivo, e verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones.

Para o prefeito Colbert Martins, a influência do toque de recolher no município é relativo porque o risco maior de contaminação acontece durante o dia, quando a circulação de pessoas é maior.

“Temos que avaliar que a maior parte das transmissões não se dão a noite. Elas ocorrem durante o maior período de exposição das pessoas que é durante o dia. Então é relativo no meu entendimento, a influência no Toque de Recolher diretamente com relação a transmissibilidade. A noite a transmissão é menor, mas do ponto de vista pedagógico, acho que funcionou”, declarou o prefeito em entrevista coletiva online, na segunda-feira (20).

Na coletiva ele informou que caso seja necessário poderá adotar a medida novamente.

“Existe a perspectiva de ter outro toque de recolher, espero avaliar durante essa semana, as consequências da decisão que tomamos. É preciso que a gente avalie caso passo que a gente dá. Se for necessário sim, até por um período mais específico. Espero não ser necessário, mas se for, estamos abertos a todas as possibilidades que evitem aglomeração e transmissão da doença”.

O prefeito avaliou que a restrição de circulação foi cumprida pela população e que a Polícia Militar teve papel importante neste sentido.

“A minha avaliação foi que as pessoas obedeceram realmente, nos finais de tarde estavam poucas pessoas se movimentando. As pessoas entenderam a forma exata, acho que a participação da polícia foi fundamental, as barreiras da polícia foram muito necessárias. Em alguns lugares menos próximos do centro houve algumas movimentações, mas a partir da 18h as pessoas se recolheram mais cedo”, disse.

O toque de tecolher em Feira de Santana ocorreu de 16 a 19 de julho, em cumprimento a um decreto estadual.

Índices de isolamento social durante o Toque de Recolher

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários