Tupinambás

Índios são presos ao cobrar pedágio ilegal

Os índios ocupam a Fazenda Sirihyba, que dá acesso aos areais, desde fevereiro do ano passado, conforme denúncia de empresários.

Acorda Cidade

Dois índios tupinambás foram presos pela Polícia Federal (PF), em flagrante, no final da manhã desta terça-feira, 5, por cobrarem pedágio ilegalmente na estrada de acesso aos areais Aliança e Bela Vista, na altura do Km-22 da rodovia Ilhéus-Una, sul do Estado.

Os índios ocupam a Fazenda Sirihyba, que dá acesso aos areais, desde fevereiro do ano passado, conforme denúncia de empresários. Nesta terça, a PF armou o flagrante. Caminhoneiros e policiais disfarçados tentaram ultrapassar a porteira instalada no local quando receberam a cobrança.

O índio Nerivaldo Nascimento da Silva, reagiu à ação policial avançando sobre os agentes armado com um facão e foi ferido com um tiro na perna. Ele foi levado ao Hospital Geral Luís Viana Filho e, em seguida, conduzido para a sede da PF em Ilhéus para prestar depoimento.

A polícia também prendeu em flagrante o índio Estanislau Luiz Cunha. Um terceiro indígena, conhecido como Binho, fugiu do flagrante. Eles esperavam para serem ouvidos até o final da tarde desta terça.

Estanislau confessou,  que está na fazenda há sete meses, e que sempre fez a cobrança. “Quando cheguei, as pessoas pagavam para passar e pensei que fosse legal”, disse ele.

Denúncia – A proprietária do Areal Aliança, Linda Souza Cerqueira, disse que a extração de areia no local é autorizada há um ano. Desde então, empresários pagam mil reais por mês aos índios.

Ela deu um carro, no valor de R$ 25 mil como forma de pagamento. O veículo foi apreendido há cinco meses, no início das investigações.

Na época, a Polícia Federal indiciou o líder do grupo, cacique Gildo, por extorsão, mas a cobrança foi mantida. As informações são do A Tarde

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários