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O período da pandemia causada pelo novo coronavírus gerou várias mudanças em diferentes setores, que precisaram se adaptar às novas recomendações de saúde, além das medidas de isolamentos social, o que mudou a maneira como os produtos e serviços são oferecidos, junto com as próprias demandas dos consumidores. Dessa forma, alguns segmentos em especial conseguiram crescer durante a pandemia, principalmente por oferecer aquilo que está sendo mais buscado pelo público durante este momento.
No início, um dos setores que cresceu de maneira repentina foi o comércio online. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os consumidores compraram 30% mais na internet em abril do que em comparação ao mês março. Além disso, a estimativa é de que o e-commerce ganhou pelo menos 4 milhões de novos clientes, o que pode seguir impactando o setor mesmo após a pandemia. Entretanto, esse crescimento atingiu as lojas sem que elas conseguissem se preparar, causando atrasos nos prazos, maior tempo de entrega e fretes mais altos, já que as empresas não estavam prontas para suprir tamanha demanda.
O setor de delivery foi outro que se tornou uma das principais prioridades do público. Com as recomendações de isolamento social, muitas pessoas estão passando mais tempo em casa, inclusive trabalhando e estudando. Assim, cozinhar todos os dias pode se tornar uma tarefa cansativa, deixando as refeições monótonas. Os serviços de entrega a domicílio se tornaram a alternativa para esse cenário, fazendo com que muitas pessoas utilizem esse tipo de serviço com mais frequência.
Os serviços de streaming também apresentaram crescimento, já que as pessoas estão passando mais tempo em casa por conta da quarenta, e acabam usando filmes e séries como formas de entretenimento enquanto seguem as indicações de saúde, sem sair de casa. A Netflix, um dos mais populares serviços de streaming, apresentou o número recorde de 16 milhões de novos assinantes nos primeiros três meses de 2020, com lucro líquido de US$ 709 milhões.
De acordo com a SEMrush, companhia norte-americana especializada em marketing digital, outro segmento que foi impactado de maneira positiva foi o das plataformas de trabalho remoto, como o Zoom, que foi de 10 milhões de usuários em dezembro para 200 milhões em março, e o Skype, que registrou crescimento de 70% no mês de março. O cenário é consequência das medidas de isolamento social, cenário em que o ensino e trabalho precisam se adaptar à modalidade de home office.
Além desses ramos, serviços voltados à tecnologia, atendimento ao cliente e logística também se mostraram requisitados durante este momento. Voltar a atenção para as novas necessidades do público, entendendo suas demanda e o que falta para ele, pode ser a chave para que as empresas de diferentes setores encontrem uma saída durante o momento da pandemia, que pode ser particularmente complicado para pequenos negócios e empresas não habituadas a processos relacionados à tecnologia.