Acorda Cidade
Com 90% das suas obras concluídas, o novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA 2), em Feira de Santana, terá 40 leitos de UTI que serão destinados ao atendimento dos casos de Covid-19, com acesso através da regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar do governador Rui Costa afirmar em entrevista ao Acorda Cidade que o hospital iniciaria as atividades no final de maio e depois o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas Boas dizer que a obra ficaria pronta em junho, a Sesab informou que a expectativa é que o hospital esteja pronto até o final deste mês.
Hoje, os pacientes com o coronavírus já contam com 10 leitos exclusivos, no HGCA 1, e outros 40, no Hospital da Criança, sendo 30 pediátricos (10 de UTI) e 10 adultos (gestantes e puérperas).
De acordo com a Sesab, foram investidos R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos do HGCA 2. A nova unidade possui 8.000 m², divididos em três pavimentos. No andar térreo será instalado o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância, bem como o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. O primeiro pavimento será destinado aos 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o segundo terá o segundo maior centro cirúrgico do estado, com 12 salas operatórias. O prédio terá uma estrutura moderna e será o primeiro hospital 4.0 da Bahia, o que evita o preenchimento de prontuários manualmente.
Ainda segundo a Sesab, somente em obras, nos últimos anos o Governo do Estado já investiu outros R$ 50 milhões na infraestrutura de saúde de Feira de Santana, com a implantação da Maternidade Regional, a nova emergência do HGCA, a policlínica e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA, tipo III).