Daniela Cardoso e Ney Silva
O Corpo de Bombeiros de Feira de Santana iniciou na manhã desta quarta-feira (20), a distribuição de 10 mil máscaras e 6 mil litros de álcool líquido para comerciantes do Centro de Abastecimento.
A distribuição foi coordenada pela major bombeiro militar, Laiza Nonato, que é subcomandante do Corpo de Bombeiros. Segundo ela, as máscaras são reutilizáveis e junto com ela, o corpo de bombeiros entregou um panfleto informando os cuidados que devem ser tomados na utilização e higienização da máscara.
“São máscaras reutilizáveis e também álcool para que os feirantes possam ter esse material, além das instruções, que são passadas e esse cuidado se estende para a sociedade através das pessoas que veem até o Centro de Abastecimento. A distribuição é só para os feirantes, mas o cuidado é de todos. As pessoas estão recebendo as informações de forma muito positiva”, afirmou.
Apesar da maioria dos vendedores do Centro de Abastecimento já utilizarem a máscara para trabalhar, a ambulante Jamile da Silva, afirmou que a iniciativa do Corpo de Bombeiros é muito importante.
“Aqui a gente está exposto com o movimento de pessoas, que diminuiu mais com o coronavírus, mas a máscara é importante, pois muita gente não tem condições de comprar, então é um incentivo a mais”, disse.
O diretor de Abastecimento da prefeitura, Cristiano Gonçalves, destaca a importância dessa distribuição para conter a pandemia do coronavírus. Ele afirma que o trabalho no local não para, por se tratar de uma central de abastecimento, e diz que outros serviços de higienização estão sendo feitos no local.
“Hoje o pessoal de endemias também se faz presente aqui, pois além do coronavírus temos o mosquito da dengue, e a secretaria de serviço público também vai fazer uma desinfecção em toda área do centro. isso é muito importante e quando mais ajuda melhor para que a população se conscientize e a gente venha a evitar a proliferação desse vírus”, afirmou.
Com o novo decreto do prefeito Colbert Martins da Silva Filho, o Centro de Abastecimento está funcionando das 4h às 14h, com o objetivo de diminuir o tempo de exposição das pessoas à contaminação.