Após vencer a causa na justiça, o suplente de vereador, sargento Josafá Ramos (sem partido), tomou posse na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (20). Ele assumiu o lugar de Robeci da Vassoura, segundo suplente da vaga deixada pelo vereador licenciado Pablo Roberto (DEM). Em entrevista ao Acorda Cidade, Josafá relatou a alegria com a posse. “É uma felicidade inenarrável, que não cabe dentro da gente, esse momento que acabo de viver”, frisou. Segundo Josafá, ele pretende atuar na Casa com tranquilidade, “conhecendo o ambiente, a cultura, procedimentos” e aprendendo. “Não tenho nenhum ponto de vista preconcebido nem vou entrar com um trator, para fazer mudanças. Sou um em meio a 21 vereadores do Legislativo Municipal e o nosso sentimento é que Feira de Santana tem que ganhar com as nossas ações, trabalho, posicionamento, com o exercício do mandato”, ressaltou. E disse ainda que deve seguir “o norte” de Pablo e Robeci, que atuaram na base do governo, e que não tem o propósito de ser “oposição gratuita a nada”.
Se Pablo voltar
Questionado sobre a possibilidade de Pablo deixar o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) para reassumir a vaga na Câmara, Josafá disse que a sua luta judicial foi apenas para definir a ordem de suplência e que Pablo é o titular da vaga e livre para voltar quando quiser.
Entenda o caso
Com o retorno da Pablo para a Sedeso, Josafá ocuparia a cadeira deixada por ele, já que é o 1º suplente, mas quem assumiu foi Robeci, segundo suplente. A Câmara alegou haver uma carta de renúncia do mandato assinada de Josafá, no período em que o atual deputado Pastor Tom deixou a Câmara para disputar as eleições e ele poderia ter assumido, mas não quis. Josafá, por sua vez, argumenta que a recusa foi apenas para aquela ocasião e a de agora já é outra. Com isso, entrou com mandado de segurança reivindicando a vaga deixada por Pablo e teve ganho de causa.
Leia também:
Câmara de Feira recebe mandado de segurança para se pronunciar sobre caso de Josafá Ramos
Justiça dá parecer favorável a Josafá Ramos e ele será empossado na Câmara Municipal de Vereadores
Advogado de Josafá Ramos cogita novas ações contra o município, Câmara e presidente
Justiça notifica Câmara para empossar Josafá Ramos; Pablo pode retornar