Acorda Cidade
A professora doutora Normeide Pedreira, vinculada ao departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), participou de um webinar sobre tecnologia e Covid19, realizado por uma empresa portuguesa, para discutir sobre as demandas e os desafios das equipes de saúde.
A infectologista estabeleceu um link com as tecnologias de informação e de comunicação, apresentando o serviço do Tele Coronavírus, do governo da Bahia e instituições parceiras, as doações de máscaras confeccionadas por alunos e profissionais da Uefs, e o túnel de descontaminação da equipe de saúde.
Normeide Pedreira relata que conheceu a proposta da empresa de tecnologia: uma espécie de prontuário eletrônico para os pacientes infectados e em quarentena doméstica. Eles fazem uma autoavaliação e respondem a perguntas sobre os sintomas e vão registrando sua evolução. Esses dados são transmitidos em tempo real e desta forma há um controle dos casos sintomáticos dos contactantes e potenciais transmissores, do número de casos e da necessidade de busca pelo serviço de saúde. A transferência de dados em tempo real permite intervenções clínicas, melhora a qualidade dos dados para pesquisas e também a confiabilidade nas notificações.