Daniela Cardoso
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que inaugurou 10 leitos no último sábado (9), tem dois casos confirmados da Covid-19, segundo informou o coordenador médico da UTI, o médico intensivista, Lúcio Couto. Os dois pacientes não são de Feira de Santana.
Segundo o médico, quatro pacientes já foram atendidos na UTI. Além dos dois casos confirmados, teve ainda outros dois pacientes com suspeita da doença.
De acordo com o médico, a UTI é exclusiva para atendimento de paciente com suspeita ou diagnóstico de covid-19. Ele destacou que o paciente que desenvolver um quadro progressivo de dificuldade de respirar, vai precisar de suporte ventilatório e será encaminhado à unidade.
“A UTI tem 10 leitos equipados com monitor multiparamétrico, aparelho de ventilação mecânica e todos os demais recursos tecnológicos de um leito completo de terapia intensiva. A unidade dispõe de equipe médica especializada em terapia intensiva com visitas de diaristas todos os dias, de domingo a domingo, médico plantonista, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e toda a equipe de apoio”, afirmou.
Lúcio Couto afirmou ainda que essa unidade é de extrema importância para Feira de Santana e região, devido ao aumento do número de casos de coronavírus em toda a Bahia. Ele salientou que o hospital possui estrutura necessária para atender os pacientes que no curso da doença apresentem complicações que os tornem doentes críticos.
Leia também:
Hospital Clériston Andrade instala nova UTI para pacientes com Coronavírus
Feira de Santana tem oito novos casos de coronavírus confirmados; total sobe para 129