Acorda Cidade
Dez idosos residentes da Casa de Amparo a Velhice Dona Deraldina, em Ipiaú, no sul da Bahia, que tiveram teste negativo para Covid-19 foram conduzidos pela prefeitura, na sexta-feira (8), para a Fundação Hospitalar, também localizada na cidade. A medida acontece após 56 idosos e 11 profissionais da instituição testarem positivo para o coronavírus.
Por conta da situação do abrigo, o Ministério Público da Bahia instaurou, na última quarta-feira (6), procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar a situação da Fundação Casa Lar Dona Deraldina. Em publicação nas redes sociais, a prefeitura de Ipiaú afirma que disponibilizou o deslocamento e o acolhimento de todos os idosos testados negativo visando a proteção da população idosa e em atendimento à recomendação do MP.
Quanto aos idosos que tiveram teste positivo para Covid-19, a maior parte segue na Casa de Amparo a Velhice Dona Deraldina. Ao G1, Laryssa Andrade, secretária de saúde do município, afirma que dois deles apresentaram piora no quadro e foram hospitalizados.
"Esses idosos que testaram positivo continuam no abrigo. Inicialmente, todos eram assintomáticos. Porém, hoje dois encontram-se hospitalados. Um está no Hospital de Referência e outro no Centro de Triagem em uso de oxigênio", afirma.
Quanto aos funcionários do abrigo também testados positivos, eles seguem protocolo de quarentena em suas residências.
A prefeitura de Ipiaú afirma que a Fundação Hospitalar foi totalmente desinfectada e todos os idosos terão acompanhamento e assistência diária durante o período de 15 dias.
Os idosos e profissionais de saúde da Casa de Amparo a Velhice Dona Deraldina tiveram análise de swab feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).
Fonte: G1