Feira de Santana

Prefeitura avalia distribuição de mudas frutíferas para agricultores familiares em substituição às sementes

O assunto foi discutido durante reunião entre representantes da categoria, o prefeito Colbert Martins Filho e o secretário municipal de agricultura Mário Borges.

Ney Silva

Mudas frutíferas adequadas à realidade de Feira de Santana devem ser distribuídas aos agricultores familiares em substituição às sementes de milho e feijão entregues anualmente pela prefeitura. A sugestão é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e está sendo avaliada pelo governo municipal.

O assunto foi discutido durante reunião entre representantes da categoria, o prefeito Colbert Martins Filho e o secretário municipal de agricultura Mário Borges. A presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Conceição Borges disse que o sindicato já vem conversando sobre a distribuição das sementes, que segundo ela, apresentam baixa germinação e podem gerar prejuízo aos agricultores familiares.

“Nós apresentamos sugestões e como não vai haver a distribuição do feijão e do milho para o plantio, sugerimos que se possível, nesse período, a gente possa adquirir algumas mudas que se adéquam a nossa realidade. Como manga, caju, limão e laranja. Isso inclusive tem sido um dos meios de renda para o nosso campo. A prefeitura ficou de verificar se é possível adquirir ainda nesse período chuvoso as mudas para serem distribuídas”, relatou.

A possibilidade de distribuição de mudas frutíferas foi motivada pelo baixo índice de germinação e pureza das sementes que seriam adquiridas pelo município. O secretário municipal de agricultura Mário Borges, disse que o critério exigido pela prefeitura é o índice de 80 a 100% de germinação. Entretanto, testes em laboratório, realizados em amostras de sementes que seriam distribuídas, apontaram o resultado em torno de 60%.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários