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A internet conquistou o primeiro lugar como fonte de informação entre os executivos em 2010. A quarta edição da pesquisa de Credibilidade da Mídia, realizada pela agência de comunicação CDN no fim do ano passado, constatou que 43% deles procuram antes a internet para se informar e que 95% acessam portais ou sites de jornais. Essa foi a primeira vez que a pesquisa, realizada quatro vezes desde 2003, trouxe a internet como veículo prioritário na busca de conteúdos pelos executivos.
“A agilidade é o diferencial da internet”, afirma a diretora da CDN Estudos e Pesquisas, Cristina Panella. A disseminação de plataformas de conteúdo móveis, como os tablets e os smartphones, também favorece o acesso a conteúdos online. “Na próxima edição da pesquisa, teremos de separar os acessos a mídias digitais por plataformas, como computador, celular e iPad. Falar em acesso a internet ficou muito amplo”, diz.
O crescimento da internet como primeiro canal de consulta a informações entre os executivos foi de 19% – em 2008, os canais online foram citados por 36% deles. Os jornais, que detinham a preferência dos executivos naquele ano, com 40% das respostas, caíram para a terceira posição na pesquisa de 2010, com 28%. Em segundo lugar está a televisão, com 34% das indicações.
A maioria dos executivos procura informações nos portais de notícias (59%), seguidos dos sites de jornais e revistas (41%) e das redes sociais (11%), como Orkut e Facebook. Além do acesso direto às páginas, eles também utilizam ferramentas de agrupamentos de sites, notícias ou posts para receber conteúdos filtrados de acordo com suas áreas de interesse. As mais populares são o Google Reader (51%), o Twitter (12%) e as newsletters (10%).
As reportagens sobre empresas e finanças são os temas que mais interessam aos executivos no noticiário de economia, citados por 70% e 32% dos 432 entrevistados pela pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Credibilidade
Apesar de ter conquistado a preferência nos acessos, os canais digitais melhoraram sua posição entre os que têm mais credibilidade entre os executivos. Antes em quinto lugar entre os veículos considerados confiáveis ou muito confiáveis, a internet alcançou terceiro lugar, com 35% de indicações, atrás da televisão (58%) e dos jornais (49%). "As mídias online devem se firmar em marcas para garantir a sua credibilidade", afirma a responsável pela pesquisa. As informações são do IG