Acorda Cidade
O Governo do Estado vai entregar equipamentos e veículos para 50 municípios e entidades baianas equiparem as centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.
Os recursos para a aquisição dos equipamentos são do Ministério da Cidadania com contrapartida do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).
Serão entregues aos municípios 50 veículos (Fiat Strada), 81 congeladores horizontais, 81 cadeiras de escritório, 81 mesas para escritório e mais de 3.200 pallets. Além disso, os municípios e entidades que executam o programa vão receber notebooks, impressoras e balanças eletrônicas. Estes últimos itens ainda estão em fase de licitação para compra e serão entregues posteriormente.
As entregas acontecerão de maneira individualizada, em Salvador. Em virtude das regras de isolamento social durante a pandemia da COVID-19, não será realizado ato conjunto de entrega. Os municípios vão delegar a um responsável a retirada dos veículos e materiais na capital baiana.
"Estamos entregando equipamentos e veículos que serão fundamentais para a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos quando ele se mostra mais do que importante: ele é fundamental para enfretarmos essa crise. Cumprindo todas as medidas e orientações, vamos continuar comprando e doando alimentos, garantindo comida na mesa de milhares de baianos quando eles mais precisam", afirma o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.
O Programa de Aquisição de Alimentos está presente em 187 municípios baianos e é responsável por garantir renda para pequenos agricultores familiares, além de promover segurança alimentar para milhares de famílias. A atual etapa do programa garante o investimento de R$ 32 milhões nas duas modalidades do programa.
O PAA tem duas modalidades – Alimentos e Leite – e funciona com duas ações estratégicas: na primeira etapa, agricultores familiares vendem seus produtos ao Governo da Bahia e/ou à prefeitura municipal. Na segunda, os alimentos e o leite são doados a famílias em situação de vulnerabilidade social, creche, escolas e abrigos de idosos, por exemplo. Os recursos do programa são do Ministério da Cidadania e do Governo da Bahia.