Acorda Cidade
Com o novo cenário de distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19, o mundo digital tem feito cada vez mais parte do dia a dia das pessoas. Seja para trabalhar, assistir aulas, fazer cursos online, ver lives e se comunicar, a internet tem sido cada vez mais usada.
Diante dessa realidade, aumentou-se também o número de tentativas de golpes virtuais, é o que mostra uma pesquisa realizada pela Zscaler, empresa de cybersegurança. Os dados mostram que o número de ataques subiu 15% no mundo durante as últimas semanas, quando houve o alerta de pandemia. E aí, surgiu a dúvida: como manter os arquivos seguros? O professor de desenvolvimento web da Unifacs, Luís Araújo, dá algumas dicas:
1. Verifique sempre o remetente
Seja em mensagens ou por e-mail, observe sempre quem está te mandando qualquer tipo de conteúdo. “Evite clicar em links ou baixar materiais encaminhados por desconhecidos”, alerta o especialista.
2. Mantenha seu antivírus atualizado
O antivírus é um programa de computador que detecta e elimina os vírus, evitando que esses se espalhem pelo computador. Para ser completamente eficaz, o programa precisa estar atualizado.
3. Verifique se a conexão do site que você está navegando é segura
Você pode observar se um site possui ou não uma conexão segura olhando se existe um cadeado na barra de navegação.
4. Preste atenção às notificações das redes sociais
Recebeu notificação de acesso estranho em alguma rede social? Nesse caso, vá até a rede social e troque a senha. “Não acesse o link”, orienta Araújo.
5. Não forneça seus dados a ninguém
Por mais confiável que seja a pessoa que você está passando, o professor aconselha: “Evite passar senhas, dados bancários e informações de segurança. Seu amigo também pode ter sido hackeado”, Explica.