Acorda Cidade
A E.life divulgou nesta quinta-feira (24/3) uma nova pesquisa que analisou as mudanças de comportamento dos brasileiros nas redes sociais durante o ano de 2010. Segundo os resultados, 42,5% dos entrevistados dedicam pelo menos 41 horas semanais à internet, o que significa quase 6 horas todos os dias. As duas redes sociais com maior quantidade dos chamados heavy users, ou seja, pessoas que passam mais de 41 horas semanais online, são o Twitter (47,2%) e o Facebook (48,5%).
Quando perguntados sobre as principais atividades praticadas na internet, 85% dos entrevistados afirmaram utilizar seu tempo online em conversas virtuais. Paralelamente, 85,1% também dizem usar o período online para administrar seus perfis nas redes sociais. Grande parte dos usuários (74%) também afirmaram realizar compras online.
Segundo o levantamento, os usuários no Twitter utilizam a rede social principalmente para se informar, com destaque para a busca de atualidades e leitura de notícias. Já no Facebook, no Orkut e no MSN, o cultivo dos laços sociais é que motiva o acesso, para que os usuários mantenham contato com amigos e parentes.
A pesquisa também aponta para um aumento no número de acessos à internet via celular. Em 2009, 34% dos usuários conectavam-se através de celulares. Já no ano passado, o número aumentou para cerca de 44%. Os dispositivos móveis já representam a terceira maior plataforma de conexão do país, ficando atrás apenas de notebooks e desktops. As informações são da Uol