Saúde

Covid-19: endocrinologista alerta sobre o risco da ansiedade alimentar durante período de isolamento social

A compulsão alimentar pode dar origem ao distúrbio emocional que leva o consumo inadequado de alguns alimentos.

Gabriel Gonçalves

Por conta do período de isolamento social, muitas pessoas estão ficando mais tempo em casa e esta situação está desencadeando a ansiedade alimentar. Com o tempo livre e longe das atividades profissionais, muitas pessoas têm apostado nos dotes culinários com receitas que estão sempre sendo divulgadas em redes sociais.

Segundo a Endocrinologista Gerusa Brandão, a compulsão alimentar possui dois aspectos, emocional e biológico, e a ansiedade junto com o estresse, podem dar origem ao distúrbio emocional que leva ao consumo inadequado de alguns alimentos.

“Chamamos de transtorno da compulsão alimentar periódica que se caracteriza principalmente pelo alívio da ansiedade através da comida, quando alguém ingere uma barra de chocolate, ou fatias de pizza, por exemplo. Após feita essa ingestão, a pessoa tem uma sensação de alívio imediato, mas este conforto dura pouco e logo a vontade ingerir outro alimento retorna e se cria um ciclo vicioso”, explicou a endocrinologista ao Acorda Cidade.

Alimentos inadequados

Segundo a Endocrinologista Gerusa Brandão, alimentos inadequados podem ser considerados como alimentos congelados que são encontrados em supermercados ao exemplo de pizzas, lasanhas, frituras de modo geral, como batatas fritas, embutidos, salsichas e mortadelas.

Ela explica que são alimentos que não fornecem nutrientes necessários para um bom funcionamento do nosso corpo, uma alimentação que não contém minerais, vitaminas e nutrientes, que fazem com que o nosso corpo funcione bem e a falta deles geram doenças como a diabete, câncer e doenças do coração.

A médica destaca também que alimentos ricos em açúcares, conservantes, sódios e gorduras, são pobres em fibras, vitaminas e minerais. Desta forma, de acordo com ela, estes alimentos atingem a imunidade do corpo humano, deixando de modo fácil a obter infecções e contaminações.

“Neste período da Pandemia, deve-se optar por uma comida saudável e uma má alimentação pode levar ao ganho de peso, o que aumenta o risco de doenças relacionadas a obesidade”, alertou.

Estratégias para evitar a compulsão alimentar

A preparação de alimentos saudáveis pode ser considerada uma boa estratégia, para evitar o consumo exagerado de alimentos prejudiciais a saúde, diz a médica Gerusa Brandão, que ainda afirma que é importante evitar carboidratos e industrializados.

“Eles podem ser práticos, mas possuem muitos conservantes de sódio, pobres em fibras e nutrientes. Pelo motivo do isolamento social, as pessoas estão gastando menos energia, então o ideal é comer apenas quando sentir fome e não esquecer de beber água que regula o metabolismo e elimina as toxinas do corpo.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários