Política

Em participação no programa Acorda Cidade, Zé Neto e Colbert Martins resolvem polêmica do recurso destinado ao combate do coronavírus

Um documento assinado pelo deputado Daniel Almeida reforça a necessidade da apresentação das ações de Feira de Santana de combate ao coronavírus, para que assim o recurso da emenda seja liberado.

Rachel Pinto

Durante participação por telefone no programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (1º) e diálogo mediado pelo radialista Dilton Coutinho, o deputado federal Zé Neto e o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, finalmente entraram em um acordo sobre a destinação do recurso da emenda de 3, 5 milhões de reais do deputado, para que seja aplicada no município.

O assunto foi polêmica durante a semana passada, quando o prefeito de Feira de Santana, rebateu críticas do secretário estadual de saúde Fábio Villas Boas. Fábio disse que o prefeito estava desinformado sobre o repasse dos recursos e que as verbas federais só poderiam ser repassadas da esfera federal e estadual para Feira, após a apresentação de um relatório. Colbert por sua vez, rebateu as críticas, afirmando que sabia o que estava fazendo, estava muito bem informado e que o dinheiro era direito do município e teria que ir direto.

Ontem (31), a bancada federal da Bahia, divulgou um documento assinado pelo deputado Daniel Almeida, coordenador da bancada, que reforça a necessidade da apresentação das ações de Feira de Santana de combate ao coronavírus, para que assim o recurso da emenda seja liberado e venha diretamente para a cidade. Diante do cenário atual de expansão do vírus no país e do aumento de casos de Covid-19, na cidade e após alinhamento de opiniões, o deputado federal Zé Neto e o prefeito Colbert, resolveram dar prioridade ao diálogo e as necessidades de Feira de Santana.

Zé Neto esclareceu durante a entrevista que o envio do recurso para Feira de Santana, só depende agora da concordância de Colbert e da indicação das ações realizadas. Ele informou que o recurso fica na Casa Civil, deve ser liberado em alguns dias e caso o município queira o adiantamento, o estado se dispõe a antecipar o repasse.

“Houve uma polêmica desnecessária. Não podia fazer o repasse direto para os municípios, porque estava previsto o remanejamento. Ontem o deputado Daniel Almeida fez a solicitação e está passando hoje para a Casa Civil do governo federal para que acate a nossa decisão. Nunca teve possibilidade de fazer como o prefeito inicialmente tinha pedido, diretamente para o município de Feira, ou qualquer outro. Só será permitido agora, a partir desse requerimento. Esperamos que o governo federal acate e mesmo que não acate, o estado disse que vai antecipar o que for necessário para Feira”, relatou.

Leitos

O deputado comentou que concorda com a decisão do município em contratar o Hospital Mater Dei para atendimento aos pacientes de coronavírus e fez uma proposta ao secretário estadual de saúde para que auxilie o município nesta ação e sejam abertos imediatamente os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Zé Neto declarou que defende que seja criado um centro de triagem para os pacientes com Covid-19 e que possa haver uma separação entre os pacientes de coronavírus e portadores de outros quadros de saúde.

“Deus queira que a gente não precise de leitos de UTI, não entre em uma situação pior. Mas, eu acho que o que está acontecendo no mundo já está acontecendo o Brasil, São Paulo, Rio e começa a crescer em Feira. Pedi ao Ministério Público (MP) que solicitasse do município a abertura imediata de um centro de triagem e não dá para ficar esperando. Nós não temos um leito aberto especificamente. O HGCA deixou dez leitos, separando alguns ventiladores, e não dá pra misturar as UTIs, tecnicamente falando. É orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Eu peço que a gente possa trabalhar com o mesmo objetivo, já que ontem houve essa movimentação da bancada permitindo que o dinheiro venha diretamente. Depende do prefeito assinar e ver qual ação concreta para a gente fazer”, pontuou.

O prefeito Colbert Martins da Silva, declarou ao Acorda Cidade que não tem nenhuma dificuldade em conversar com o deputado Zé Neto que irá enviar hoje mesmo a lista de ações para aplicação do recurso. Ele ressaltou que essas ações são decididas a partir do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus, que é coordenado pela médica infectologista Melissa Falcão.

“Estou tranquilo e não tenho nenhuma dificuldade em dialogar com Zé Neto, com quem quer que seja e com relação a saúde. Não há problema nenhum em dizer onde esse recurso será aplicado em Feira de Santana e isso é muito bom. Vamos atender a muito mais gente. Eu agradeço muito e vou mandar a lista de ações. Quem faz isso é a Dra. Melissa, especialista na área e eu confio plenamente nas sugestões que ela passar. Temos sugestões em relação aos equipamentos de proteção individual (EPIs), compras de testes, equipamentos e ventiladores”, concluiu.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários