Andrea Trindade
O Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus instalado em Feira de Santana, nesta sexta-feira (6), após a confirmação do primeiro caso da doença na cidade e no estado, recebeu a imprensa para dar mais esclarecimentos sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde diante do caso, e evitar novas contaminações.
Conforme já divulgado, a Vigilância Epidemiológica está fazendo busca ativa de todas as pessoas que tiveram contato com a paciente. Ela contraiu o vírus na Itália, onde esteve visitando as cidades de Milão e Roma. Ao desembarcar em Salvador, em fevereiro, ela buscou atendimento em uma clínica particular para tratamento pulmonar. (Saiba mais aqui). A mulher já retornou para casa, em Feira de Santana, e encontra-se em isolamento domiciliar.
Durante apresentação das medidas adotadas, a médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do comitê, solicitou que todos os moradores de Feira de Santana que estiveram recentemente na Itália, na Espanha, Alemanha e também da China, além de outros países com transmissão ativa de Coronavírus, procurem a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo que não estejam com sintomas.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Mesmo que estejam assintomáticos e tenham viajado de 15 de fevereiro em diante para algum desses países, entrem em contato com a gente através do número (75) 3612-6613, 156 ou 3612.6639, entre 8h e 19h, e relate a situação que a gente vai acompanhar e monitorar para que não deixe passar despercebido, nem aconteça como esse caso que a gente acabou ficando sabendo quando já estava confirmado”, alertou.
Influenzas
A médica destacou em entrevista ao Acorda Cidade que nem toda tosse e problemas respiratórios pode ser considerado como suspeita de coronavírus.
“Temos que tomar cuidado para que não gere um excesso de suspeitas sem fundamentos, porque não é simplesmente ter uma tosse seca, uma febre, que a gente vai pensar no coronavírus. A maioria das pessoas que estiveram aqui com problemas respiratórios será pela influenza. Estamos iniciando um período sazonal, um período de maior número de casos de síndromes respiratórias, e a maioria destes pacientes será influenza. Só vamos pensar em coronavírus, se a pessoa tiver tido um contato direto com algum caso confirmado de coronavírus, ou viajou recentemente para algum país com risco de transmissão”, enfatizou, lembrando que duas das três suspeitas eram H1N1.
O prefeito Colbert Martins Filho afirmou que a prefeitura seguiu todos os protocolos de enfrentamento à doença.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Temos uma linha toda pronta de contingenciamento de informações. Já tivemos contatos com todas as clínicas e hospitais privados de Feira de Santana e vamos refazer esses contatos para que quaisquer informações ou suspeitas que cheguem nestas unidades possam ser enviadas para nosso comitê e para que possamos providenciar as ações necessárias. Os exames aqui colhidos são todos enviados para o laboratório Central do estado (Lacen) em Salvador e os exames de contraprova são todos mandados para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Essa sequência existe. No caso de internamento, quando houver, não houve ainda, mas se houver, esse internamento será realizado na referência para nós aqui que é o Hospital Couto Maia em Salvador”, disse.
Combater as Fake News
Colbert pede o apoio da imprensa para ajudar a desmentir as fakes News e informou que a prefeitura, apesar de ter sido comunicada sobre a confirmação por volta das 8h30, só recebeu a ficha da paciente, a partir das 10h da manhã de hoje (6).
“As redes sociais ficaram cheias de informações falsas, criando medo, temor, pânico de pessoas sobre coisas que não é o que absolutamente encontramos ou sabemos. As duas primeiras pessoas que tiveram os dois primeiros casos suspeitos evoluíram bem, e estão bem. A informação que tenho é de que nesse caso a pessoa está em condições estáveis em sua residência e nós estamos aqui investigando todos os contatos que essa pessoa pudesse ter tido para que possamos identificar, se for o caso, suspeitas que possam acontecer. Até este momento, quero deixar claro, que Prefeitura tomou conhecimento do caso hoje às 8h30 da manhã e a ficha específica da paciente só chegou para nós a partir das 10h", afirmou.
“Então tomamos conhecimento do fato recente e estamos dando seguimento a toda essa forma de tratamento preestabelecida. Não estamos aqui tomando atitude isolada nenhuma, tudo isso segue uma linha de atendimento do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Pedi orientação agora ao ministro Mandetta, ele estaria aqui na quarta-feira (4), em um encontro de Agentes Comunitários de Saúde e ele não veio em razão da confirmação do aumento do número de casos em São Paulo e o surgimento em mais quatro estados do Brasil. Já estamos tomando todas as providências”, continuou.
Micareta 2020
Sobre a Micareta de Feira, que acontece entre os dias 23 e 26 de abril, o prefeito Colbert Martins Filho informou que a micareta está mantida.
O comitê
Fazem parte do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus a médica infectologista Melissa Falcão, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do órgão, Francisca Lúcia Oliveira, a enfermeira sanitarista Maricélia Maia, referência no município em arboviroses, e a também enfermeira Lanna Portugal, referência técnica em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Secretário de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Feira de Santana