Acorda Cidade
A Prefeitura de Feira de Santana, atraves do Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (6), busca ativa na residência da mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19).
É o primeiro caso da doença registrado na Bahia. A paciente contraiu o vírus na Itália, onde esteve visitando as cidades de Milão e Roma. Ao desembarcar em Salvador, no dia 25 de fevereiro, ela buscou atendimento em uma clínica para tratamento pulmonar.
Comunicada sobre as suspeitas, a Secretaria de Saúde do Estado entrou em ação, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) e enviou exames para a Fiocruz. O resultado deu positivo e a paciente foi encaminhada para casa, onde se encontra sob cuidados e em isolamento.
Hoje, a Sesab acionou a Secretaria de Saúde de Feira de Santana sobre o caso. O órgão municipal passou então a acompanhar a paciente e já encaminhou uma equipe até a residência dela, cumprindo as recomendações do Ministério da Saúde.
Foi mapeado o histórico de roteiro da mulher, sendo identificadas as pessoas que entraram em contato com ela. A partir dessa informação, todos estão sendo monitorados.
As medidas preventivas de manejo clínico da paciente, que não apresenta sintomas, foram realizadas pelos profissionais de saúde utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar contaminação.
Leia também
Secretário de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Feira de Santana
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação