Andrea Trindade e Ney Silva
O Ministério Público Estadual inaugurou a nova sede em Feira de Santana, nesta sexta-feira (28). Localizada na Avenida Presidente Dutra no bairro Santa Mônica, a sede própria do MP tem três andares, 35 gabinetes, 143 vagas de estacionamento, sala de triagem, refeitório, sanitários acessíveis em todos os três pavimentos e sala multiuso, além de outros espaços. O investimento foi de 9,6 milhões reais.
Segundo o promotor de Justiça Lourival Miranda, que acompanhou o projeto de construção da nova sede, no local vão trabalhar 124 servidores incluindo 27 promotores.
“Temos hoje, ao todo, 35 gabinetes, mas ainda tem um outro andar com previsão para construir pelo menos mais 15. Com relação a espaço físico, a sede de Feira de Santana de hoje é uma sede construída não só para a atualidade, mas também para, pelo menos, os próximos dez anos”.
Ainda segundo o promotor, a transferência para a nova sede será feita por setores para não interferir na execução dos serviços.
“Existe uma necessidade de manter um serviço com qualidade e não há como transportar 27 promotorias de uma vez com assessores, estagiários, central de inquérito, assistência militar; tudo isso demanda tempo e organização para que os serviços não tenham nenhum tipo de interrupção”, explicou o promotor em entrevista ao Acorda Cidade.
Na opinião da procuradora-geral de Justiça Ediene a nova sede do MP é uma conquista para Feira de Santana.
“A maior cidade do interior da Bahia merecia uma estrutura digna para atendimento da sua população pelo Ministério Público. Nosso objetivo foi fixar o órgão em um lugar para que a população tivesse uma de fato uma referência, mas de forma estruturada com um atendimento digno e esperado pela população e também por todos os atores do nosso sistema de Justiça como a Polícia Civil, a Polícia Militar, os Juízes, a OAB, e a Defensoria Pública. Já inauguramos sedes próprias em Guanambi, Jequié , Itapetinga e agora em Feira de Santana que é a maior sede do interior do estado.”
O terreno foi uma cessão do Governo da Bahia por um período de 30 anos e os recursos são totalmente do Ministério Público da Bahia. Segundo o deputado federal Zé Neto (PT), a sede, que possui quase quatro mil metros quadrados, pertencia a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
“Temos que agradecer, e muito, a Uefs. Ela tinha a posse desta área e necessitava de um espaço maior para realizar seus trabalhos ligados ao campo. Aqui tinha, inclusive, um laboratório de Biologia, e acho que algo relacionado ao curso de Agronomia. Sei que a gente conseguiu também com essa permuta junto ao estado, uma área em Amélia Rodrigues para a Uefs realizar seus trabalhos”, informou o deputado ao Acorda Cidade.
Atendimento
Apesar de inaugurada, a nova sede do MP ainda não está funcionando, uma vez que a transferência ainda será iniciada. A previsão é que no final do mês de março todas as promotorias já estejam na nova sede. Até lá, a sede provisória no bairro Mangabeira continua com os atendimentos.