Gabriel Gonçalves
Teve início ontem (10), a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2020. Nesta etapa, o público-alvo será de crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto.
De acordo com a enfermeira coordenadora do setor de imunização, Simone Neves, a vacina tríplice viral, não só imuniza quem estiver tomando a vacina contra o sarampo, como também a rubéola e a caxumba.
“Iniciamos a nossa campanha aqui em Feira de Santana como foi preconizado pelo Ministério de Saúde, está acontecendo em todo o Brasil e nosso município não poderia ficar de fora. Hoje a forma mais segura e eficaz de combater o sarampo é através da vacina tríplice viral, que não só imuniza contra o sarampo, como também a rubéola e caxumba”, afirmou a coordenadora ao Acorda Cidade.
Foto: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade
Ainda segundo a Coordenadora, o município de Feira de Santana recebeu cinco mil doses da vacina que serão distribuídos para as unidades de saúde.
“Aqui na Secretaria Municipal de Saúde, condicionamos todas as vacinas e realizamos o processo de distribuição para as unidades na medida em que são solicitadas. Atualmente Feira de Santana está com 108 unidades com salas de vacina ativadas.”
Neste ano, o estado da Bahia já registrou 12 casos de sarampo. Segundo Simone Neves, em Feira de Santana teve apenas um caso confirmado, mas afirma que este caso serve como um alarme na prevenção.
“É uma situação que preocupa a gente, pelo sarampo ter uma alta transmissibilidade, alertamos as pessoas que se vacinem, pois é a forma mais eficaz de garantia em proteção contra o sarampo.”
Para se vacinar, a pessoa deve estar munida da Carteira de Vacinação e Documento de Identificação.