Acorda Cidade
Os produtores rurais da região de Feira de Santana começarão, na próxima segunda-feira (10) a receber apoio técnico gratuito para gerar renda na zona rural. Desenvolvido em convênio entre a Prefeitura, Governo Federal e o CNA/SENAR (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Programa Agronordeste Bahia reúne agrônomos, veterinários e zootecnistas de todo o estado.
Nesta primeira etapa de assistência técnica os produtores rurais irão participar do curso Negócio Certo Rural. Serão cinco turmas para 30 pessoas onde irão aprender a entender seu próprio negócio, fazer plano de negócios e receberão noções de gestão, com seis horas dentro de sala de aula e três no campo.
Os cursos são voltados para os produtores de mandioca e fruticultura e criadores de caprinos, ovinos e bovinocultura de leite. Todos os setores com representação nos distritos de Feira de Santana.
O prefeito Colbert Martins Filho participou do curso oferecidos para os técnicos que farão a assistência aos produtores rurais. A capacitação foi realizada nesta quinta-feira, 6, na sede do SENAR em Feira de Santana. Ele pediu para os técnicos um trabalho dedicado para ajudar o homem do campo.
“No passado tínhamos esse programa, oferecido pelo estado. Infelizmente foi deixado de lado e o homem semiárido ficou sem essa ajuda. Buscamos através de parcerias retomar o programa e agora teremos a oportunidade de novamente dar suporte especializado na zona rural. Fazer gerar renda para essas pessoas”, destacou o prefeito.
O assessor técnico e também coordenador do programa, Luiz Raimundo Sandé, ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Feira de Santana é de fundamental importância para a realização da assistência técnica. “O governo tem dado esse apoio e isso reflete diretamente no funcionamento do programa, não só em sua cidade, mas em toda região que a cerca”.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Feira de Santana, Joelmo Figueiredo, o programa, que na primeira fase tem dois anos de duração, é uma foram de fixar o homem no campo, mostrando a ele o que é preciso fazer para cultivar e criar bem. “Vai ter renda para essas pessoas. E tudo isso com apoio técnico e sem custos para elas”.
Durante a capacitação também estiveram presentes o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana, Mário Borges; Márcio César e Gustavo Rebouças, assessores regionais do SENAR; e Bruno dos Passos, supervisor técnico.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação