Brasil

Variações do coronavírus são detectados em morcegos comuns no Brasil

Especialistas apontam que uma das características do agente viral coronavírus é a alta capacidade de sofrer mutações, facilitando a adaptação e infecção de espécies diferentes daquela em que habitava.

Acorda Cidade

Pesquisa do Laboratório de Virologia Animal da Unicamp (SP) encontrou variações do coronavírus, que já infectou centenas de pessoas na China, em morcegos comuns do Brasil. O resultado do estudo pode ajudar a solucionar eventuais surtos, caso esses agentes infecciosos sofram mutação e passem a circular entre os humanos.

Especialistas apontam que uma das características do agente viral coronavírus é a alta capacidade de sofrer mutações, facilitando a adaptação e infecção de espécies diferentes daquela em que habitava. Os casos passam a ser mais graves para a saúde humana quando a infecção deixa de ser acidental e é constatada a transmissão de humano para humano, como é o caso do 2019-nCov em circulação da China.

Doutor em genética e biologia molecular, Paulo Vitor Marques Simas, alerta que nós já convivemos com diversos tipos de coronavírus. No Brasil, pelo menos duas espécies circulam entre os humanos e causam resfriados brandos, geralmente no período mais seco e frio do ano, além de infecções intestinais. As informações são do G1. 

Fonte: Bahia Notícias

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários