Saúde

Os famosos que convivem com doenças de pele e como evitá-las

Giovana Ewbank, Brad Pitt, Cameron Diaz e Nicole Kidman são vítimas de enfermidades como psoríase e eczema

Acorda Cidade

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 13 em cada 100 mil habitantes no mundo possuem alguma doença de pele. Entre as mais comuns estão o vitiligo, eczema, a psoríase escabiose e melasma.

Por isso, famosos e famosas não estão alheios a esses problemas e podem sofrem com tais enfermidades. A partir daí, o Acorda Cidade reuniu uma lista com atrizes que possuem alguma enfermidade na pele.

Vale lembrar que doenças na pele são causadas, em grande maioria, pela exposição excessiva ao sol ou pela utilização em excesso de bronzeadores artificiais. Mas algumas doenças, como a psoríase, se aproveitam do estresse ou em decorrência de outras patologias emocionais.

Eczema (dermatite atópica)

A doença é conhecida por causar coceira, ressecamento, sensação de ardência, vermelhidão e a formação de feridas pelo corpo. Segundo o Censo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o eczema é a 11ª doença dermatológica mais comum na população brasileira, atingido 2,4% das pessoas, considerando-se todas as faixas etárias. Surge, geralmente, nos primeiros anos de vida e pode estar associada a doenças alérgicas, como asma, rinite e conjuntivite alérgica.

A atriz e modelo Giovanna Ewbank, casada com o ator Bruno Gagliasso, revelou ter a doença. "Aparece quando estou estressada, quando estou na TPM, que a gente fica muito mexida emocionalmente, e quando estou muito nervosa por algum motivo". Ela afirmou, em seu canal no Youtube, que já perdeu trabalhos por causa da alergia. "Teve uma vez que peguei o comercial de uma pasta de dente e eu era protagonista. Na hora que acordei para ir para o comercial eu estava inteira empolada. O que aconteceu? Me mandaram embora para casa".

A cantora britânica Adele, a atriz norte-americana Nicole Kidman e o ator Brad Pitt também já admitiram ter eczema.

Psoríase

Além da fama e dos milhares de fãs que as seguem, a socialite Kim Kardashian, a cantora Britney Spears e a atriz Cameron Diaz compartilham uma outra característica: a psoríase.

A enfermidade está na vida de 1 a 3% da população mundial, ou seja, mais de 125 milhões de pessoas no mundo e mais de 5 milhões apenas no Brasil. A psoríase manifesta-se principalmente por lesões cutâneas, geralmente como placas avermelhadas, espessas, bem delimitadas, com descamação, que podem surgir em qualquer local do corpo, sendo mais frequentes no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Câncer de Pele

Em agosto deste ano, o ator Hugh Jackman, conhecido por viver o Wolverine nos cinemas, revelou que estava com carcinoma basocelular, um câncer de pele muito comum em pessoas de pele clara. A doença tem acompanhado a vida da estrela desde 2013, entre idas e vindas. Ele costuma dar notícias do tratamento em suas redes sociais.

O câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e no mundo e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A doença é mais comum acima dos 40 anos, com pele clara ou com doenças cutâneas, segundo o Ministério da Saúde. Além de Hugh Jackman, outros famosos, como Ana Maria Braga e Silvio Santos também já manifestaram a doença.

Vitiligo

O vitiligo caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e manchas brancas aparecem nos locais afetados. As lesões, que podem ser isoladas ou espalhar-se pelo corpo, atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés). Segundo estimativas, o vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial.

Os tratamentos envolvem aplicações de pomadas à base de corticoides, loções e exposição controlada ao sol. Raramente ocorre cura definitiva das lesões, pois há áreas que apresentam maior dificuldade de recuperar a pigmentação. Quando o processo afeta mais de 50% do corpo a opção de tratamento pode ser a despigmentação total da pele.

Famosos como Michael Jackson, Luiza Brunet, Steve Martin e Winnie Harlow fizeram ou fazem tratamentos para controlar a despigmentação da pele.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários