Feira de Santana

Prefeito diz como ficará o centro comercial de Feira de Santana após obras de requalificação

'Queremos é um grande centro onde as pessoas possam parar para comprar', diz Colbert.

Andrea Trindade

As ruas do centro comercial de Feira de Santana devem passar por significativas transformações a partir deste ano com a execução das obras de mobilidade e requalificação e a transferências dos vendedores ambulantes para o Shopping Popular Cidades das Compras.

Recentemente o prefeito Colbert Martins da Silva Filho anunciou o processo licitatório para contratação da empresa que realizará, o que o município chama de “a maior obra de mobilidade e organização da história do centro de Feira de Santana (Projeto Novo Centro)”.

Em entrevista ao vivo no programa Acorda Cidade, o prefeito informou que as obras começarão pelas ruas Marechal Deodoro, Conselheiro Franco, Sales Barbosa, Rua Recife e Avenida Senhor dos Passos.

“Esse vai ser o nosso primeiro trabalho dentro desse grande projeto do novo Centro. Vamos contar com a transferência dos ambulantes para o Shopping Popular. Uma coisa precisa estar inter-relacionada com a outra e nós estamos prontos para fazer essa migração a partir de janeiro”, afirmou.

Colbert informou que o objetivo é tornar o centro da cidade um lugar melhor para as pessoas irem às compras. Isso envolve calçadas mais amplas, locais para estacionamento e segurança.

“Primeiro, o centro é para o pedestre. Para quem anda as calçadas serão bem amplas, as pessoas que não enxergam terão pistas táteis, as calçadas serão elevadas, as travessias adequadas para o pedestre. A fiação vai ser toda subterrânea, terão mais rampas de acesso, as velocidades serão bem controladas, o tempo do semáforo vai ser aumentado para proteger a cada vez mais os cidadãos. O que nós queremos é um grande centro onde as pessoas possam parar para comprar. Tem muita gente que não consegue parar no centro comercial de Feira de Santana há muitos anos e o que nós queremos dar é funcionalidade”, disse.

“Novas lojas, com muito mais características para vendas. Também há uma característica muito importante: a segurança. Nós estamos colocando as nossas câmeras, a prefeitura tem quase 190 câmeras, mas no centro da cidade nós vamos ter disposições especiais para controlar todo o trajeto das pessoas, dando mais segurança a cada uma delas”, continuou.

Foto: Reprodução


Zona Azul e ciclovias

Colbert disse ao Acorda Cidade que o estacionamento continua com a calçada ampliada e terá Zona Azul.

“No sentido atual, quem passa pela Senhor dos Passos do lado esquerdo nós vamos ter estacionamento. Do lado direito é via exclusiva de ônibus, mas o importante é que isso vai ser regulado e vai ser um estacionamento dentro da Zona Azul. Hoje a pessoa para o carro 7h30 e só tira à noite, o que tira a oportunidade de outras pessoas pararem lá. Terá estacionamento de motos, terá bicicletários e nós vamos ter ciclovia no centro para permitir a volta do trânsito de bicicletas também. A ideia é tornar um centro com cada vez mais com participações de pessoas e não apenas de veículos”, afirmou.

Ele afirmou também que a Rua Recife, onde fica o prédio da Euterpe Feirense, será uma via de ligação da Sales Barbosa com o Shopping Popular.

“Estamos requalificando toda a saída para permitir um fluxo melhor de veículos. São 650 estacionamentos no Shopping Popular hoje. Quando você tem 650 acessos específicos que não tinham antes, isso provoca impactos no trânsito e tudo isso está sendo planejado para que o trânsito funcione melhor.


Marechal Deodoro, mais árvores e piso intertravado

Colbert disse ao Acorda Cidade que a Rua Marechal Deodoro terá uma iluminação lateral

“A Marechal era uma das ruas mais bonitas que Feira de Santana tinha. Outra coisa que nós vamos fazer no centro é arborização. Vamos voltar a arborizar o centro mais uma vez. Na Rua Marechal vamos dar acesso para as pessoas andarem, o estacionamento deverá ser no centro e a iluminação lateral com cabeamento e fiação toda aterrada para permitir um tamanho da avenida com piso intertravado. Enfim, ficou uma coisa muito bonita, com velocidade reduzida. Piso intertravado é aquele que em Salvador, ali na área da Pituba. A redução de velocidade em asfalto é uma redução que tem que ter quebra-molas, diferente do piso intertravado”, anunciou.

Para quando tudo isso?

Segundo o prefeito a licitação está em andamento e tem prioridade para que o processo seja concluído em cerca de 45 dias. “Assim que a empresa ganhar, ela já entra em ordem de serviço, se tiver recurso”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, essa obra tem duração de um ano, a partir do momento em que ela for iniciada. Ele destacou que o investimento inicial está em torno de 38 milhões de reais e o investimento como todo no Centro é de 60 milhões de reais.
 

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