Crime ambiental

PRF resgata aves silvestres criadas em cativeiro na BR 110, em Paulo Afonso

Os pássaros eram mantidos presos em gaiolas. Responsável foi autuado e responderá por crime ambiental.

Acorda Cidade

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 07 pássaros silvestres, no trecho do município baiano de Paulo Afonso, localizado a 480 Km de Salvador.

Na manhã desta segunda-feira (30), os agentes federais em fiscalização preventiva e de policiamento orientado na BR 110 avistaram gaiolas penduradas em árvores, próximo a uma residência. Ao se aproximarem constaram que 07 pássaros silvestres eram mantidos presos, sem autorização do órgão ambiental.

Foi identificado o proprietário da casa, uma mulher de 33 anos, que confessou ser a responsável pela criação dos animais e disse que não tinha autorização do órgão ambiental.

As aves resgatadas são das espécies conhecidas popularmente por azulão, cabeça vermelha, colerinha e periquito da caatinga.

Dada às circunstâncias, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o responsável se comprometeu a comparecer em audiência na Justiça Criminal e responderá por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os animais resgatados foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e contou com auxílio da ONG Animallia. Cinco animais que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos. Os demais foram enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários