Daniela Cardoso
Ainda não há um prazo para o BRT de Feira de Santana entrar totalmente em operação. Mas, de acordo com o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, no primeiro trimestre de 2020 uma parte do BRT já entrará em operação. Segundo ele, a ideia é que o sistema comece o funcionamento por etapas.
“Vamos fazer semelhante ao que o governo do estado fez em Salvador com Metrô. Nós conversamos com os proprietários das empresas e a partir do primeiro trimestre de 2020 vamos ter alguns ônibus que vão fazer um trajeto experimental no trecho da Getúlio Vargas, com uma periodicidade de 10 em 10 minutos e podendo chegar até o shopping Boulevard. A ideia é que serão ônibus alongados, exclusivos, específicos, todos com entrada pelo lado esquerdo e também com padronização específica. O importante é que o BRT entre em operação e vamos aos poucos equipando tudo que é necessário para o funcionamento pleno”, afirmou o prefeito em entrevista ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo o prefeito, o BRT vai ser totalmente inaugurado quando estiver em todas as condições de operabilidade. Ele destacou que durante todo o ano de 2020 o BRT vai ser implantado aos poucos até estar completo e integrado com o sistema complementar.
Ainda segundo Colbert, as estações do BRT estão sendo finalizadas. Ele explicou que o atraso ocorreu, primeiro, devido a manifestações contrárias a execução da obra, inclusive com acampamento na Getúlio Vargas, além de outros problemas do ponto de vista da implantação das estações.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
“Nas estações da Getúlio Vargas foram roubados os equipamentos onde os vidros serão colocados e estamos repondo. Na Pampalona todos os equipamentos já estão prontos e disponíveis. Houve um problema de acesso nos ônibus, por uma modificação de um poste, e isso está sendo corrigido para que possamos concluir. O sistema de mobilidade urbana de Feira de Santana está sendo colocado em funcionamento, a exemplo das nossas ciclovias, que estão sendo projetadas para que a gente tenha alternativa”, afirmou.
Colbert Martins Filho lembrou ainda que o investimento para a implantação do BRT é de 96 milhões de reais, provenientes de um empréstimo. Além disso, existe o investimento para os ônibus, que, segundo o prefeito, diz respeito às empresas de ônibus.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade