Ney Silva e Orisa Gomes
A comercialização de animais entre fazendas ou propriedades rurais está prejudicada há duas semanas devido a um problema na emissão da nota eletrônica da Guia de Trânsito de Animais (GTA).
A guia está liberada de forma manual apenas para os animais vendidos para abates ou destinados a feiras e exposições agropecuárias. Já o comércio entre fazendas não está sendo possível, devido ao problema no sistema.
O gerente da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Aurino Melo, informou que o site no qual é feito o gerenciamento do sistema de cadastro, que é o Siatec, apresentou problema técnico e está sem manutenção há alguns dias. Pela manhã, quando é mais acessado, fica fora do ar, já à tarde, que é menos acessado, é possível fazer alguma emissão de documento.
“Isso está dificultando um pouco o nosso trabalho, mas para tentar minimizar e não causar impacto na comercialização de carnes nos frigoríficos, a emissão da GTA está sendo feita de forma manual”, explicou.
Sobre o prejuízo causado na comercialização de animais entre fazendas, Aurino afirmou que a diretoria da Adab está se movimentando para resolver o problema junto a administração do site com a elaboração de talões, para que não tenha desabastecimento. “Com esse problema existe uma dificuldade, mas a gente pede um pouco de paciência aos produtores, porque estamos tentando resolver de forma imediata.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia atende 54 municípios em todo o estado.