Acorda Cidade
Novos fragmentos de óleo chegaram nesta sexta-feira (15) a uma praia do distrito de Boipeba, que pertence ao município de Cairu, no baixo-sul da Bahia. De acordo com informações da prefeitura da cidade, o local atingido foi a Praia da Cueira.
Ainda segundo a prefeitura, a operação de limpeza, direcionada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável com apoio dos grupos de voluntários, já foi iniciada. Além disso, o monitoramento continua em todas as praias do arquipélago, com mais de 50 servidores municipais, atuando 24 horas por dia.
A administração municipal ainda destacou que equipes técnicas do Inema, Ibama, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil também acompanham o trabalho.Na quinta-feira (14), fragmentos de óleo também foram identificados e removidos em Morro de São Paulo, também em Cairu. De acordo com a prefeitura, o óleo atingiu a Primeira, Segunda e Quarta Praias.
A cidade de Cairu teve o registro das manchas pela primeira vez no dia 22 de outubro, cerca de 20 dias após a substância começar a aparecer na Bahia, no começo do mesmo mês.
Até agora, 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos foram atingidos. O Governo do Estado chegou a decretar situação de emergência.
Fonte: G1