Laiane Cruz
A final do concurso Miss Afro Plus Size, promovido pela Associação Cultural Moviafro, ocorrerá no dia 21 de novembro, às 19h, no Mercado de Arte Popular. Essa é a primeira edição do evento, que busca o empoderamento e a valorização da mulher negra em Feira de Santana.
Segundo o presidente da Moviafro, Val Conceição, o concurso nasceu após a associação perceber que havia a necessidade de enfrentamento à gordofobia na cidade. “A gente aprendeu ao longo dessa caminhada e com a assessoria de pessoas que já realizam esses eventos em outros lugares que chamar uma pessoa de gorda não é um xingamento, não é pejorativo, porque realmente ela é gorda. Estamos nesse concurso passando essas informações pra essas meninas, pois muitas delas não tinham autoestima, autoaceitação elevada, e estamos fazendo pra isso se modificar”, informou em entrevista ao Acorda Cidade.
Ainda segundo ele, a final no dia 22 de novembro faz parte das comemorações do Projeto Novembro Negro Moviafro, que já está na sua quarta edição. “Haverá premiação em dinheiro pra primeira colocada, que será simbólica, no valor de R$ 1 mil, pois ainda estamos com dificuldade de patrocínio. E paralelo ao Miss Afro Plus Size, estamos realizando também o Mister Afro, cuja final será também no dia 22 de novembro”, completou.
A dona de casa Andreia Carneiro, que é uma das concorrentes do concurso, falou sobre o que a motivou a participar do evento. “O que me motivou foi a valorização da cor e o emporamento. Eu tenho e acho que uma mulher empoderada também incluencia outras mulheres. Hoje a sociedade quer impor um padrão, mas isso não é o que a gente precisa. Pra ficarmos bem e nos sentirmos bem não precisamos estar magras. Cada um tem sua beleza, sua personalidade e sabe a força que carrega. Me juntei a esse concurso, com seis finalistas, pra mostrarmos o poder que a mulher negra tem diante da sociedade”, afirmou a finalista.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.