Acorda Cidade
No próximo dia 3 de novembro, cerca de 5 milhões de pessoas em todo o país deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o IBGE pode ajudá-las a se preparar ainda mais nesta reta final para as provas.
Afinal, entre 2009 e 2018, pelo menos 24 questões objetivas do Enem usaram dados do IBGE. Além disso, seis provas de redação, aplicadas entre 2010 e 2017, trataram de temas para os quais o Instituto tem informações.
Por isso, o IBGE disponibiliza dois materiais de estudo para o Enem na seção voltada ao público jovem do canal IBGEeduca (educa.ibge.gov.br/jovens). Eles podem ser utilizados para explorar determinados temas e testar os conhecimentos. Ambos os materiais seguem em anexo (em PDF).
Um dos arquivos traz todas as questões objetivas que citam o IBGE, nos exames de 2009 a 2018. Elas abordam assuntos como pirâmide etária, inflação, migração, biomas, fecundidade e indústria. As questões são seguidas pelos seus respectivos gabaritos e por indicações de links do portal do IBGE na internet, onde é possível se aprofundar mais no que foi abordado.
O outro material traz as propostas de redação de 2010 a 2017 que trataram de temas sobre os quais as informações produzidas pelo IBGE podem dar alguma contribuição, como trabalho e emprego; acesso à Internet; estatísticas de gênero; dados sobre religião, cor ou raça e pessoas com deficiência.
Depois de cada proposta de redação, os estudantes encontrarão infográficos elaborados pelo IBGE sobre os assuntos tratados, com indicação das fontes das informações e links do portal do Instituto para os temas sugeridos.
IBGEeduca é canal de comunicação do IBGE com estudantes de todas as idades e professores
A iniciativa do material de estudos com foco no Enem faz parte do projeto IBGEeduca, um portal voltado para educação, que reúne informações produzidas pelo Instituto em formato e linguagem adequados para crianças, jovens e professores.
A área dedicada às crianças busca formatos lúdicos. Por meio de textos, gráficos, mapas, vídeos e brincadeiras, os pequenos podem começar a conhecer o Brasil.
Além do material preparatório para o Enem, a área voltada para o público jovem conta com outros materiais de estudo e textos especiais sobre atualidades.
Já a área do site dedicada aos professores traz sugestões de atividades e recursos para trabalhar em sala de aula com as informações produzidas pelo IBGE, da Educação Infantil ao Ensino Médio.