Ney Silva
O Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Feira de Santana, que representa a secretaria estadual de Educação, vem dando apoio aos estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), que este ano acontece nos dias 3 e 10 de novembro.
O professor Ivamberg Lima, que é diretor do NTE, destacou que o objetivo é, além de analisar como está o ensino médio nas escolas, intensificar o aprendizado dos estudantes, já que o Enem é a principal porta de entrada para a maioria das faculdades públicas e particulares.
“Os alunos fazem a prova e a parir da pontuação que eles conseguem, eles se inscrevem no Sisu para escolher o curso que querem. Pensando nisso, nós da rede estadual, já víamos promovendo aulãos praticamente em todas as nossas escolas, além de simulados, voltados para Enem. Desse modo, a gente pode trabalhar os alunos na preparação para as provas de forma intensiva, especialmente com os alunos do 3º ano”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.
O professor destacou que as provas do Enem trabalham em área de conhecimento e às vezes uma questão engloba conhecimento de várias disciplinas. Por isso, segundo frisou, o aluno deve ter um conhecimento de toda a vida estudantil e não apenas de português e matemática.
Ele lembrou ainda que o Enem vem crescendo a cada ano e a ideia é que seja a única porta de entrada para todas as universidades do Brasil. Ivamberg considera que o exame é uma forma democrática, pois todos os alunos fazem a prova e podem se inscrever em qualquer universidade do país que tenha o Enem como porta de entrada.