Bahia

Procon-BA emite alerta para Campanha de Recall de motocicletas Kawasaki

A Kawasaki Motores, que iniciou o recall em 1º de outubro de 2019, informou que o chamamento abrange 1.060 motocicletas.

 Acorda Cidade

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), comunica aos consumidores que a empresa Kawasaki Motores do Brasil iniciou a Campanha de Recall das motocicletas, modelo Ninja 400 do ano de 2019, produzidas entre agosto de 2018 a julho de 2019, para substituição do rolamento do flange da coroa da roda traseira.

A troca se faz necessária, pois, em algumas unidades afetadas, o rolamento da coroa da rosa traseira foi instalado sem a aplicação de graxa lubrificante. Na pior das hipóteses, o problema pode resultar na quebra do rolamento e provocar uma instabilidade na condução, possibilitando acidentes. A empresa justificou que a detecção do risco aconteceu em setembro, baseada nas análises desenvolvidas na matriz da Kawasaki, no Japão, onde foi contestado a falta de lubrificação.

A Kawasaki Motores, que iniciou o recall em 1º de outubro de 2019, informou que o chamamento abrange 1.060 motocicletas, colocados no mercado, com numeração de chassi, não sequencial, e com distribuição geográfica pelo território brasileiro.

A empresa informou também que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) dispõe que, tendo ciência de um defeito em determinado produto ou serviço já disponível no mercado, o fornecedor deve comunicar o fato ao Procon estadual, que orienta a empresa quanto à Campanha de Recall, para assegurar os reparos e, consequentemente, os direitos dos consumidores.
 

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