Rachel Pinto
Será encaminhado nos próximos dias para ser aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores o nome de Ícaro Ivin, atual superintendente do Procon, para ocupar a Procuradoria Geral do Município.
Ícaro já foi procurador da Casa da Cidadania e é o nome indicado pelo prefeito Colbert Martins para ser o novo procurador do município de Feira de Santana. Em entrevista ao Acorda Cidade ele declarou que está honrado por ser indicado ao cargo pelo prefeito e o novo desafio requer muita seriedade e compromisso.
“A ideia é manter o trabalho atual que é de qualidade e entregar a população feirense a prestação de serviços jurídicos com muito mais celeridade. Tenho mantido com o prefeito Colbert Martins ao longo tempo antes mesmo dele assumir a prefeitura, uma relação de amizade e de parceria muito grande. A ideia foi construída e recebemos esse convite com muita alegria, com muita responsabilidade. Me sinto honrado com essa possibilidade de poder mostrar o trabalho em uma outra área, em uma outra dimensão”, frisou.
Ícaro declarou ainda que tem uma vasta experiência em trabalhos no poder público. Já foi diretor de projetos na prefeitura de Feira em 2009 e 2010. Foi assessor parlamentar e jurídico na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, secretário municipal, subprocurador do município, procurador geral da Câmara e atualmente está como superintendente do Procon.
“Do ponto de vista de experiência, o próprio caminho já nos dá um amadurecimento para assumir a função. Do ponto de vista técnico, graças a Des a gente tem consolidada a carreira acadêmica. O caminho é somar essas experiências e com muita humildade, pé no chão para a gente poder construir um caminho viável e um caminho sólido como a procuradoria de Feira tem tradição para a prestação de serviços jurídicos ao município. Tenho o prefeito Colbert Martins como meu chefe, meu líder e também tenho José Ronaldo como líder do grupo. Sem dúvidas vou manter o trabalho sério desenvolvido pelo ex-procurador Cleudson Almeida e aperfeiçoar o que for possível e necessário. O que é bom a gente mantém e também a gente quer imprimir um pouco da nossa cara e da dinâmica da prestação de serviços jurídicos. Acreditamos que temos muito a agregar e também temos muito a aprender com a dinâmica já estabelecida pelo atual procurador geral”, comentou.
O presidente da Câmara de Veradores, o vereador José Carneiro Rocha, relatou que a indicação de Ícaro pra ser procurador geral do município é prerrogativa do poder executivo. É o prefeito quem encaminha os nomes. Anteriormente a lei determinava que fosse encaminhada uma lista tríplice, mas houve alteração nessa lei e o prefeito pode encaminhar apenas um nome para votação.
“Se o prefeito encaminhou apenas um nome é porque o nome que ele defende é o nome apresentado. Conheço Ícaro Ivin, e tenho por ele respeito e admiração. Mas, essa iniciativa é do poder executivo. Acho muito difícil não ser aprovado, pois o governo tem uma bancada de 18 vereadores. É maioria e eu acho difícil da câmara rejeitar. Ícaro foi um procurador da Câmara que eu trouxe inclusive na minha gestão. Posteriormente saiu para assumir outro cargo no Procon. Tenho por ele respeito e uma boa amizade , mas eu não tenho o poder de escolher, quem tem o poder de decisão é o prefeito Colbert Martins da Silva e se ele escolheu Ícaro, ele deve estar convicto de que ele está é preparado para corresponder a expectativa e atender as necessidades do município no que diz respeito a área jurídica”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.